quarta-feira, 2 de abril de 2014

ENSINO E INOVAÇÃO

i.                   Sistema de ensino
Esse blog apresenta cerca de duzentos acessos diários. Isso revela que o interesse pelo sistema de ensino público, não é tão pequeno assim. Infelizmente, esse tipo de comentário popular, deixa a desejar em termos de  valorização.
ii.                Erário sem proveito
         A questão da oferta ruim do ensino ao povo é relacionada ao regime político em vigor que mostra várias deficiências. Uma delas diz respeito às decisões impróprias que consomem recursos do erário sem o proveito adequado.
iii.             Indicação
         Os cargos de dirigentes dessa área prioritária e estratégica da sociedade não poderiam ser preenchidos por indicação política. Publicar-se-ia um edital para inscrição de candidatos e a escolha seria  por meritocracia.
iv.               Experiência
         Ouvimos à experiência dos chineses sobre o assunto em um Congresso internacional na cidade de Shanghai. O habitante asiático possui várias iniciativas dessa estirpe. Elas dificultam, sem dúvidas, o desvio do caminho escolar.
v.                  Plano Nacional de Educação
         Não importa se há um plano nacional de educação sendo discutido e/ou aprovado no Congresso Nacional. A história mostra que a implantação e a fiscalização desses planos já deixaram a desejar. Não houve a produção  esperada.
vi.               Internet
         Além disso, hoje em dia, com o advento de técnicas virtuais como a internet, o ensino nos seus três níveis necessita de muita inovação. Para isso, a preparação docente imprescindível, deve fazer frente à modernidade.
vii.            Responsabilidades
         A política e aquele que assume cargo eletivo têm muita responsabilidade sobre o caso. A alteração das normas que atenda ao povo pode ser efetuada pelo Congresso. A maioria das pessoas entende que o ensino público é mofino.
viii.         Salário
         Ocorre uma inversão de valores nessa área, já de décadas atrás. Observe a questão salarial que se constitui em um fator impeditivo de avanço. Compare o salário de um deputado com o minguado salário do professor de qualquer nível.
ix.               Transformação
         A melhoria do ensino público para a população, nos três níveis, passa por transformações que possam alavancar o processo ensino-aprendizagem, promovendo igualdade e mais oportunidades de  produção  para a comunidade.
x.                  Aperfeiçoamento
         Haveria relevância social se alguma associação apolítica criasse um site virtual para organizar e divulgar a qualidade de oferta do ensino público. Ao se tornar uma referencia, auxiliaria a tomada de decisão que conduz ao aperfeiçoamento.

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