sábado, 5 de abril de 2014

ENSINO E SURPRESAS

i.                   Gasolina e escola
O procedimento de investir verba do erário público em ricos estádios para a copa do mundo é surpreendente! Observe a gasolina.   O imposto acrescenta ao preço real por litro, mais de 50% do valor.  E as escolas, hospitais, transporte,...?
ii.      Público e privado
As bolsas para estudantes universitários matriculados em faculdades particulares são surpreendentes! Porque esse recurso do erário público não é aplicado nas instituições federais? Quantas salas de aulas seriam construídas?
iii.     Salário e aposentados
O salário dos aposentados da educação e saúde é surpreendente! Todos sabem que a inflação diminui o poder aquisitivo desses construtores da nação. Aplicar neles é mais concebível do que financiar países estrangeiros.
iv.  Petrobrás e área social
O valor gasto na Petrobrás para aquisição de refinarias no exterior é surpreendente? E o ensino, a saúde, transporte, saneamento, etc., não são por demais carentes para merecer mais atenção, prioritariamente?
v. Escolas e escolas
 Escolher qualquer investimento em detrimento do ensino  é surpreendente. Não se pretende fazer oposição a nenhum partido. Muito menos apoiar alguém. Mas urge que se façam escolas e mais escolas boas e grátis, para que sobrem.
vi. Poderes e áreas sociais
Fragilizar os poderes não é surpreendente? Aconteceu com o judiciário na mudança recente de ministros que se aposentaram e também no legislativo pela forte aliança das negociações.  Onde estão os acordos para as áreas sociais?
vii.    Impostos e energia
Anote os impostos escorchantes pagos pelos produtos adquiridos através das notas fiscais. O resultado não é surpreendente? Considere ainda o imposto da energia elétrica, água, carros, eletrodomésticos,...
viii.   Direitos e cobrança
Não é surpresa que a melhoria da qualidade de vida somente advirá se o cidadão cobrar os seus direitos garantidos pelo regime político. Aí está uma razão do problema crônico no país, relativo ao ensino, saúde,...
ix. Labor e comunidade
Será surpresa que auxílios financeiros a esse ou aquele grupo não contribuem para o crescimento do cidadão? O labor administrativo e diário, destinado aos bens e serviços da sociedade em geral, contribuirá sobremaneira.
x.                  Salário e educação
Não é surpreendente o salário de deputado? Torna-se bastante evidente que a melhoria do ensino gratuito, laico e competente passa também por esse assunto. Eles não podem decidir pela própria remuneração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário