terça-feira, 22 de abril de 2014

A EDUCAÇÃO ABRE FRONTEIRAS

i.                 Deficiência crônica 
 O ministério da saúde anunciou recentemente que o exame de mamografia pelo SUS, será feito somente em mulheres a partir de cinqüenta anos de idade. E, mesmo assim, arcará com a despesa de apenas uma das duas mamas.
ii.              Assistencialismo
Segundo a mídia escrita, há no Brasil, cerca de assombrosos, 80 milhões de pessoas que usufruem desses programas sociais mantidos e expandidos pelo governo. A última concessão de benefício foi denominada de bolsa do pescador.
iii.          Valor da despesa
O gasto com o assistencialismo, segundo o IBGE e o Ministério do Desenvolvimento Social, corresponde a cerca de 167 bilhões de reais. 50% dos auxiliados têm idade entre 0 a 24 e o restante de 25 a 70 anos ou mais.
iv.             Desvalorização
Não é de se admirar que as áreas sociais como a educação e a saúde, carecem de recursos já de muito tempo atrás. A ausência habitual de investimentos conduziu a penúria que afetou a qualidade do serviço, desvalorizando o profissional.
v. Efeito colateral
O assistencialismo produz a dependência.  Dessa forma, uma quantidade significativa de pessoas não se preocupa com as questões relativas à cidadania. Não exigem a qualidade do serviço social como um direito líquido, certo e garantido.
v.                Cultura de trabalhadores
Aqueles que possuem trabalho digno, em grande parte apresentam inadequação para a atividade. Revelam assim, a insuficiência do ensino técnico, inclusive. É precária a compreensão  dos direitos e deveres civis, políticos e sociais.
vii. Cobrar qualidade
 Portanto, pode-se dizer que a maioria não se preocupa com a questão relativa à educação, muito menos com a importância da qualidade do ensino. Não é de praxe da população, cobrar dos governos, o ensino ministrado pelo sistema público.
viii. Valor da cultura
Na Europa há um bom serviço público, também porque, a população apresenta baixo índice de analfabetismo. A maioria possui pelo menos o ensino médio, angariado com afinco, como um bem rico e precioso para a vida.
ix. Problema de informação
A situação se agrava a partir do instante que se percebe que a informação da mídia escrita e virtual não consegue chegar ao indivíduo, em maioria. Há dificuldade de acesso ou até mesmo de interesse da parte de mutuários, bolsistas e trabalhadores.
x. Sem estudo e perspectivas
Há pouco tempo atrás, na praia em Fortaleza, fui abordado por uma menina de nove anos que vendia dropes. Perguntei qual seria seu sonho na vida. “O meu sonho,  quando crescer, é poder estar aqui  vendendo coisas nesse mesmo local”.


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