quarta-feira, 16 de abril de 2014

UM MEC QUE PODE MAIS

i.                 Centros de Excelência
                               Em artigos anteriores, foi mencionado que o centro de ensino público de excelência no Brasil, não é suficiente para atender a procura por vagas no país. Todos sabem que nem de longe conseguem  diminuir as desigualdades.
ii.               Ilhas
        O bom ensino é escasso entre as instituições públicas. Uma esperança seria os alunos, uma vez formados, replicar a oferta desses poucos exemplos. As ilhas da desigualdade que se transformem em arquipélagos.
iii.          Programas políticos
        O MEC ao se envolver com o ensino básico e médio elabora alguns programas buscando atingir a qualidade. O município ao construir uma creche, terá o custo ressarcido no ano seguinte. Ainda há o repasse do FUNDEB.
iv.             Levantamento de dados
        O programa de ação nunca resolveu a questão. O povo, a quem não se ofereceu a educação de linha, necessita de política de estado e não de programas. Não há no MEC, busca alguma de informação que  possa auxiliar  as escolas.
v.                Estudos para controle
        O MEC pode influenciar coletando dados através de estudos e pesquisas, sobre: i. Alfabetização; ii. Estrutura escolar; iii.  Integração dos sistemas; iv. Avaliação docente, discente, funcionários, etc.
vi.             Rendimento escolar
        Enfim, os índices de qualidade são importantes para o controle administrativo inerente a escola e ao sistema. O conhecimento da situação real auxilia  o avanço na elaboração de proposta que  eleve a aprendizagem.
vii.         Atividades práticas
        Todo pacote de medidas, de cima para baixo, revelou insucesso na maioria dos casos. Para a licenciatura é importante se, a discussão com a comunidade, indicasse a inclusão de mais atividades práticas no currículo.
viii.      Estímulo a participação
        O MEC, ao elaborar diretrizes de participação popular, que discuta medidas relativas à: i. Qualificação docente; ii. Ensino integral; iii. Atualização de conteúdos; iv. Expansão do sistema incluindo o Ensino a Distância.
ix.             Universidade de Ensino a Distância
        Urge que o MEC em contato com o povo,  procure à solução para a qualidade. O aproveitamento das novas tecnologias resultaria na criação da Universidade Federal de Ensino a Distância, sem abrir mão do trabalho de escol.
x.                Propostas
        O MEC pode atuar afetando a qualidade do ensino para níveis mínimos aceitáveis. Porque não apresentar propostas, originadas da discussão com o cidadão, envolvendo a melhoria do ensino superior, dentre os quais: direito, medicina,...





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