segunda-feira, 7 de abril de 2014

ENSINO, QUALIDADE E SOCIEDADE

i.                 Reforma tributária
Os impostos e investimentos infelizes que resultam em obras inacabadas, classificam o país como um dos piores do mundo nesse assunto. É comum a tributação diversa e elevada produzir manifestação popular repulsiva.
ii.              Cultura
O ensino público gratuito e demais áreas sociais, como a saúde, são prejudicadas no seu funcionamento por várias razões. Entre as quais, cita-se a questão cultural a ser trabalhada em sala de aula, pelo ensino de qualidade.
iii.          Política pública
O objetivo de se elaborar políticas públicas é beneficiar a comunidade para que todos possam auferir dos benefícios. Observe a realidade. Há insatisfação geral quando se paga impostos. Ninguém gosta e reclama por quê?
iv.             Energia
No estado do Pará, até hoje, encontra-se o maior índice do mundo de casas sem energia elétrica. A tecnologia moderna indica a urgência de incentivar o uso de alternativas. A geração fotovoltaica1 é explorada na Europa e USA.
v.                Salário
O piso salarial do professor em 40 horas semanais de trabalho é de R$1.567,00. Alguém acredita que a qualidade baixa do ensino vai melhorar? A sociedade tem que erguer a bandeira da valorização sob pena de continuar ruim.
vi.             Greve
Participei do magistério federal durante muitos anos atrás. Naquela época longínqua (1980), fazia greve, por melhores salários e condições de trabalho. As greves atuais continuam com a mesma pauta. Porque tanta  dificuldade?
vii.         Propaganda
A verba gasta com propaganda de governo não é utilizada para a melhoria das escolas. 61% dos municípios não possuem planos de cargos e salário. Já foi citada nesse blog, a importância de se trabalhar  o Sistema Nacional de Educação.
viii.      Política de estado
Cada município atua no ensino de forma diferente. A arrecadação específica de cada um influencia e o elo entre eles é inexistente. Há desigualdades porque a política que rege  o assunto é de governo e não de Estado.
ix.             Valorizar
A organização da política que desvaloriza o professor na sociedade necessita de correções urgentes. A qualidade do ensino é tão importante que chega a ser diretamente proporcional à evolução do país para o progresso.
x.                Querer fazer
No Brasil se sabe o que fazer sobre o ensino. Urge, no entanto, aprender como fazer. A sociedade ao se mobilizar, tem que participar da educação. A qualidade está sob a responsabilidade de todos.
Referencias:
1http://www.eficienciamaxima.com.br/gerando-energia-eletrica-a-partir-do-sol/


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