segunda-feira, 31 de março de 2014

O ENSINO PÚBLICO

i.                   “Salvador” da pátria
Considerando o contexto político complexo do país, ainda assim, é proveitoso esclarecer que não existe salvador da pátria e nem dono da verdade. Não há tampouco aposta contra o filho do menos favorecido, até  pelo contrário.
ii.      Responsáveis
         O diretor de cargo público ordenador de despesas na área educacional gratuita, é responsável, pelo número de matrículas e também pela qualidade no ensino fundamental, médio e superior. Por isso, necessita autonomia de ação.
iii.     Filho pobre e rico
O diretor é aquele quem indica se o filho da empregada doméstica será bem atendido. Com ele encontra-se a chave da formação educacional pública e que deveria atrair igualmente o filho do doutor pelos atributos da escola.
iv. Distribuição de renda
         Tergiversar sobre esse assunto, não colabora para o desenvolvimento da comunidade em termos de progresso com agregação de valores a produção. Não auxilia a distribuição da renda de forma mais justa e equitativa à população.
v.      Orçamento
A política definida como sendo a arte da negociação, não é um jogo com as regras: “salve-se quem puder.” Ratear o orçamento da união para instituições aparelhadas, seria o que de melhor se pode fazer?  Evidente que não!
vi.     Objetivo do erário
O erário público conforme preceitua o decoro, visa beneficiar a população através das suas áreas sociais essenciais. Não se distorce as normas em vigor, quando se aplica recursos do tesouro em diversão, festas, etc.?
vii.    Ensino e melhoria
O ensino público gratuito nos três níveis, no que se referem à qualidade, vagas, infra-estrutura, corpo docente, etc., deixou muito a desejar, durante décadas atrás. Pode-se concluir em decorrência que ele foi negado ao povo?
ix. Ações locais
Ações localizadas, como escola modelo e ainda melhorias específicas na universidade federal, bem como, demais exemplos do tipo, pouco contribuem para resolver essa questão social  na sociedade que consiste no ensino de competência.
x. Lado na política
 Em política, é importante escolher um lado para posicionamento. O meu lado é o da solução integral do ensino  público de qualidade e grátis. Todo político deveria assinar  suas propostas  e ser acompanhado nos seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário