sábado, 26 de abril de 2014

EDUCAÇÃO: O GARGALO DO CRESCIMENTO


i.                 Curso pago
                 Um professor de universidade particular em Brasília, disse-me que coordenava um curso de licenciatura em matemática, de elevada qualidade. “O curso de formação desses professores era muito bom.”  Formava o professor de elite, dizia.
ii.              Ciclo vicioso
        As mensalidades, de valor razoável, fecharam o curso. Não havia demanda. O aluno vai para a escola barata ou gratuita, onde há o professor desvalorizado. Conclui os estudos e esse sistema ruim acaba sendo mantido.
iii.          Matriz energética
        Há tempos atrás se discute a importância de pesquisar o mercado para a oferta de cursos superiores. Há muito advogado e pedagogo, por exemplo. Faltam os médicos e engenheiros para  a área energética, etc.
iv.             Oferta x demanda
        Urge que o professor tenha o salário recomposto. Essa urgência é moral, inclusive. Ele  forma os demais profissionais. Quando há mais oferta do que demanda, o salário cai. No Brasil nunca houve   esse tipo de controle.
v.                Ônus para treinamento
        A evasão escolar e o abandono da carreira de nível superior  por valorização deficiente, são bem comuns. Após a contratação, algumas empresas ainda têm que oferecer cinco anos para treinar um engenheiro com especialização.
vi.             Falta qualidade
A carência de profissionais de qualidade no mercado é antiga e notória, apesar do Pronatec. Observe os trabalhadores de nível superior das plataformas de petróleo. A maioria é estrangeira porque não são encontrados no mercado.
vii.         Evasão
        Segundo a Comissão de Infra - estrutura do Congresso, a maior parte da evasão escolar na graduação de engenharia, ocorre pela deficiência dos alunos em matemática. A outra causa maior consiste no salário que não é atrativo.
viii. Improvisação
Não há professores preparados e suficientes em algumas áreas das ciências como física, matemática, química e biologia. O procedimento provisório adotado é que especialistas de outras formações assumam a disciplina.
ix. Carência
        É fácil observar que o gargalo que inibe o “espetáculo do crescimento”, diz respeito à qualificação. Há falta de médicos, engenheiro naval, ferroviário, etc. A oportunidade de acesso ao ensino de qualidade é bastante restrita.
x. Inovação
        Em artigos anteriores foi mencionada a importância da inovação para o crescimento. Os países que possuem muitas patentes mostram uma pesquisa básica forte. Adquiriram a cultura de correr o risco. Investem mais na inovação.




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário