terça-feira, 9 de agosto de 2011

O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

As condições inadequadas de funcionamentos das escolas, os salários baixos, a ausência de política séria de qualificação e o desprestígio social, são fatores que acarretam a demanda insuficiente pela licenciatura.    Os professores, desprestigiados por trabalhar em cursos que não têm “status” envolvem-se em desanimo e frustração. O docente perde sua auto-estima, sua vocação e trabalha, na prática, de modo burocrático.     Criticar a situação, por vezes, contribui, mas indicar caminhos pode contribuir um pouco mais.                                                                                               
 CONSTRUIR na universidade o que poderia ser chamado de Centro de Ciências. A formação de professores em física, matemática, química e biologia, teriam seu espaço próprio.                                                                      
CONSTRUIR um tronco comum de disciplinas básicas, importantes para as quatro licenciaturas. Salas para aulas teóricas e práticas e essas últimas seriam os laboratórios da licenciatura.                                                                      
CONSTRUIR a interdisciplinaridade, através de uma comissão, e  a integração das disciplinas pedagógicas com aquelas disciplinas ditas serem de conteúdo específico.                                                                                                           
CONSTRUIR os programas das disciplinas, promovendo alterações com vista à aproximação da universidade com o ensino fundamental e médio.                                                                                                             
CONSTRUIR a possibilidade de ofertar bolsas de iniciação a docência e o monitor de iniciação à docência. Estariam envolvidos no trabalho de  pesquisa em ciência e ensino e na regência de classe.                                                     
CONSTRUIR prioridades a licenciatura. Como contemplá-la no orçamento da entidade? Esse é um assunto estratégico. Porque não estimular o trabalho de marketing desses cursos?                                               
CONSTRUIR projetos para que as concessões governamentais que são os canais de TV e rádio possam divulgar e estimular o trabalho relacionado com o magistério.                                                                               
CONSTRUIR juntamente  aos políticos (governadores, deputados, senadores, vereadores, prefeitos) um trabalho estratégico de valorização da prática do ensino.
            O país precisa de um plano de ação concreto, que inclua alianças com projetos de ação coletiva e social. Porque não mobilizar os sindicatos e os partidos políticos visando estimular a educação através de um movimento civil. Não devemos retirar esses cursos da situação subalterna em que se encontram? É necessária uma remuneração digna para profissionalizar o professor?

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