quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FORMAÇÃO EM CURSO SPERIOR


1         O curso de biologia que é oferecido hoje em dia. Apresenta uma demanda crescente de interessados. Contribui para isso, à descoberta das técnicas modernas de clonagem, identificação de paternidade pelo DNA, etc. Em alguns países já existem empresas explorando a produção clonada de animais domésticos.
2         Definiram-se os cursos superiores existentes como sendo o estudo das regras do grande jogo da vida. Em determinado jogo espera-se que os jogadores conheçam as regras. O vencedor será então aquele que souber aplicar melhor essas regras. Torna-se, portanto, importante trilhar o caminho do aperfeiçoamento contínuo.
3         Existe uma distância significativa para construir uma sociedade mais justa e igualitária. O direito a cidadania precisa avançar além da retórica dos palanques eleitorais. O graduado precisa possuir uma consciência real do importante papel de formador de opinião, e de construtor de novos conhecimentos e tecnologias que passam a permear o tecido social.
4         Para diminuir a degradação ambiental e social é necessárias novas tecnologias. Os formados em curso superior precisam estar preparados para produzirem as respostas pelas quais a sociedade anseia. Angariar os atributos que conduzem ao aperfeiçoamento ocorre também, através da participação em semanas científicas, por exemplo.
5         Para crescer como os países desenvolvidos são relevantes dispor de condições comparáveis para assegurar a pesquisa e o ensino nos três níveis. A meta prioritária é estimular, possibilitar, aumentar, criar e facilitar o trabalho da educação. É importante a participação de todos no intuito de atender às necessidades de crescimento.
6         O curso superior auxilia na aplicação e na manutenção, no organismo social, de uma política para a educação e a pesquisa, possibilitando o surgimento da eficiência. Essa por sua vez, permite inclusive, a inserção do país no mercado externo globalizado, visando angariar divisas mais significantes.
7         Existe no país uma grande demanda reprimida de jovens com idade de ingressar nas Instituições Federais de Ensino. Receberam preparação inadequada no ensino fundamental e médio. Assim, não conseguem condições de igual competição pelas vagas.  Criou-se dessa forma uma situação injusta que precisa ser modificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário