quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O CURSO DE BIOMEDICINA

1         O Curso de Biomedicina possui como base a biologia. Constitui pela legislação vigente, como um curso da área da saúde. Possibilita a compreensão de que a vida se organizou, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.
2         Os seres humanos, organismos que representam o objeto maior do estudo biomédico, não estão isolados no seu hábitat. Ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O estudo dessas interações envolve a compreensão  das condições do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios dos diferentes sistemas biológicos.
3         O Curso dispensa atenção particular, às relações estabelecidas pelos seres humanos, devido a sua especificidade. Nesse tipo de abordagem, os conhecimentos biológicos não podem ser dissociados dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
4         O Biomédico possui uma formação básica ampla e sólida, com fundamentação teórica e prática que inclui o conhecimento dos seres humanos em diferentes níveis, bem como suas relações com o ambiente em que vivem.
5         O Biomédico se capacita para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento. Apresenta consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
6         O campo de atuação é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua. O curso é estruturado para que se possam identificar problemas e necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente.
7         Por fim, o curso favorece a flexibilidade curricular, garante o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O acadêmico, além de ser estimulado em várias atividades, aprende a interpretar analisar e selecionar dados, a identificar problemas relevantes, a realizar experimentos e projetos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário