sexta-feira, 29 de julho de 2011

VESTIBULAR

VESTIBULAR
1         OBSERVE  que na carreira do magistério superior, trabalha-se, por vezes, na contramão da história, do desenvolvimento e das atividades de melhoria do ensino e pesquisa. As universidades públicas deveriam estender oportunidades para atender, senão toda, pelo menos a maioria da demanda.
2         OBSERVE que o docente contribuir para criar o caminho universitário, visando oferecer as condições para que o interessado possa angariar os atributos que conduzem ao aperfeiçoamento. Mas, o ânimo que resulta em produção para a comunidade, acaba encontrando posições políticas que dificultam o caminho que conduz ao conhecimento.
3         OBSERVE o absurdo que se constituiu o sistema de ingresso na universidade federal, chamado de vestibular e que está mudando de nome para ENEM. Existe nos cursos mais procurados, oitenta e até mais candidatos por vaga. Essa disputa não consiste em  desrespeito com a população? Não é injustiça e desapreço?
4         OBSERVE que a experiência de quem aplica o vestibular revela fatos tristes, comoventes, inacreditáveis. O jovem esperançoso chega ao portão fechado um minuto depois e tem sua entrada bloqueada. Roga uma oportunidade. Treme com a caneta nas mãos. Após se constatar o  delito, chama-se a polícia para acompanhar o fato vergonhoso e proibitivo.
5         OBSERVE se essa situação é típica somente no subdesenvolvimento do submundo? Se decorre de inúmeros equívocos daqueles que deveriam agilizar as condições para diminuir a angústia e os anseios de milhares de pessoas. Será resultado de interesses menores, individuais, ou de grupos, que elaboram diretrizes políticas enganadas ou não?
6         OBSERVE  onde grande parte do povo é obrigada a se alojar. Em becos de favelas e nas encostas de morros da periferia. Seria do meio universitário brasileiro que as soluções devem aparecer? Não é a área competente, qualificada e esclarecida o suficiente para solucionar esse complexo e duradouro problema da educação nacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário