domingo, 31 de julho de 2011

DESENVOLVER A CIÊNCIA

1         CONSIDERE a pesquisa básica. Representa em termos econômicos, um bem público. Não é algo exclusivo para uso de alguns. O patrimônio público deve ser consolidado pelo governo. O particular reluta em financiar pesquisas que objetivem criar o bem público. Oferecerá vantagens a competidores, que sem despesas, adquirem a técnica.
2         CONSIDERE a questão da privatização da pesquisa. Essa ficção é bastante discutível. A responsabilidade da privatização para o treinamento, não garante que ocorrerá a formação básica que origina o bem público. Não garante que a investidora promova o treino requerido pelas necessidades econômicas a nível local, regional ou nacional.
3         CONSIDERE o contingenciamento de gasto com a educação. Enfraquece a pesquisa básica?  Essa decisão revela conhecimento sobre  ciência básica e/ou matéria científica e mostra o trabalho dos docentes pesquisadores à sociedade? O que dizer sobre aquelas disciplinas que possuem bases maiores no sistema universitário de ensino e pesquisa?
4         CONSIDERE a aplicação dos recursos na educação.  Tendem a ser aplicados conforme a política (moda) do momento, de forma reducionista. Dessa forma, afeta a parte mais importante das disciplinas que é a integrativa. Como reagir a essa situação de sub-investimento na educação e treinamento?
5         CONSIDERE o pesquisador docente. Ele pode estimular a formação de comissões específicas sobre o assunto. Seria a comissão permanente: “salve a ciência”. Entrevistas no congresso. Publicação em jornais. Teria como objetivo: i) garantir a ciência básica. ii) Angariar contatos efetivos entre a ciência básica e a indústria. Iii) aconselhar governos e oposição.
6         CONSIDERE a comissão “salve a ciência”. Esclareceria o povo por meio da imprensa escrita e falada. Publicariam artigos em congressos. Aventurar-se no campo político, no entanto, inibe de certa forma o pesquisador com formação técnica forte. Mas, tenha certeza, a ciência faz parte do processo político de decisão. Portanto, é de interesse público.
7         CONSIDERE o desenvolvimento da ciência. A ciência e a educação são desapreciadas por ideologias partidárias? Por pensamentos conflitantes, por economia falha e também por reação cultural adversa? Os políticos consideram a ciência como assunto político, sendo assim, o docente pesquisador terá de ser envolver, permanentemente, na política.

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