sexta-feira, 29 de julho de 2011

PROCESSO DA EDUCAÇÂO

PROCESSO DA EDUCAÇÃO
1         OBSERVE a questão da oportunidade de estudar. As dificuldades são também decorrentes da situação de que é preciso ter um curso para o exercício de uma profissão. Se existem diferenças sociocultural marcantes, existe também o que é comum a todos. O direito de aprender que deveria ser garantido pelo governo.
2         OBSERVE a dignidade da pessoa. É uma decorrência do acesso pleno a educação? É obtida a partir da igualdade de direitos humanos e pela recusa à discriminação? A maioria da população não atinge seus interesses na educação, devido ao entrave da segmentação social oriunda da iníqua distribuição de renda?
3         OBSERVE a competência de fato. Será revelada quando os egressos do ensino superior forçarem a equalização do acesso à educação e às possibilidades de participação social? A busca dessa qualidade no trabalho impõe à comunidade, os cursos de formação de docentes, salários dignos, carreira e estrutura de trabalho adequada.
4         OBSERVE o bloqueio das motivações. A desvalorização do pessoal da educação, revelada na remuneração e na precariedade vivida, produz baixo prestígio social promovendo comumente o descrédito? O investimento nos recursos humanos envolvidos com o ensino promoveria a autonomia no trabalho?
5         OBSERVE a inércia governamental. O pessoal da educação não poderia posicionar-se na comunidade, com qualidade profissional, independente das variações do dia a dia ou das flutuações associadas às influências políticas de cada governante de plantão? Não teríamos mais escolas e menos hospitais? AH! Esqueci de dizer, eu tive um sonho!

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