segunda-feira, 25 de julho de 2011

REFLEXÃO SOBRE APOSENTADOS

1.         OBSERVE que no Brasil, os aposentados são excluídos, por vezes, de maneira sutil. Fala-se da sua importância para a sociedade. Infelizmente  são excluídos dos reajustes salariais, bem como, dos benefícios das reestruturações de carreira. São excluídos dos bônus e das gratificações por atividade de magistério, do pagamento pelo trabalho educacional de função e de representação.  

2.         OBSERVE o serviço de saúde que é oferecido a população, incluindo  aí o aposentado. São obrigados a utilizar os caros planos de saúde particular.  O abono pecuniário recebido como estímulo, para continuar na ativa, após adquirir o direito de aposentar, compensa? Procuram adiar a aposentadoria do professor para que? No país, 27% dos aposentados são responsáveis por mais de 90% do rendimento familiar.       
3.         OBSERVE que o sindicato precisa desenvolver temas ligado aos direitos, conquistas e organização dos aposentados. É preciso formular políticas de valorização das experiências adquiridas. É preciso de uma política que vise atender as necessidades desse segmento importante do professorado. Aqui em Goiás, o governo preferiu investir e contratar dez apresentações do cantor Leonardo, por hum milhão e cem mil reais cada.      
4.         OBSERVE que o sindicato precisa trabalhar no sentido de conscientizar o aposentado para que perceba a importância que têm. É preciso sensibilizá-lo para que ingresse na luta sindical. Que some forças e continue despendendo esforços visando  a elevação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, através, por exemplo, da melhoria das condições de trabalho. Todos crescem, quando aprendem com as experiências do passado!                                      
5.         OBSERVE que o aposentado nunca deve se sentir inativo porque, também, será sempre um educador. São atores na história de luta pela qualidade da educação.  Cada sindicato deve elaborar um plano de lutas dessa categoria profissional. Acredito que até mesmo os funcionários aposentados dos estabelecimentos de ensino devem solicitar filiação aos sindicatos para continuar o trabalho pela escola.          
6.         OBSERVE a melhoria que se conseguiria se houvesse o interesse nas diretorias do sindicato, de auxiliar todos os seus filiados na aquisição de medicamentos. Particularmente, não estou satisfeito com a atuação plena do sindicato nesse sentido. Pretendo mais!  É preciso inovar, criar, tentar o novo! O sindicato não poderia financiar parcialmente? A reitoria não pode contribuir com algo? E a faculdade de farmácia, nada? E os laboratórios ajudam?    
7.         OBSERVE que a sociedade  não está preparado adequadamente para atender às demandas do aposentado. Há carência nos profissionais das muitas áreas que atendem essa categoria. Existem evidentes deficiências no atendimento. É preciso mais atenção. Esse indivíduo enfrenta preconceitos e até mesmo rejeição com desvalorização no mercado de trabalho. Não somente, mas também o sindicato deve assegurar a sua participação na comunidade.
           
8.         OBSERVE que o sindicato deve apropriar-se dos novos conceitos sobre o aposentado. São mudanças no mundo atual que repercutem no modo de ser e de agir da sociedade. Não há possibilidade de entender a sociedade sem relacioná-la com a história, que consiste em fator essencial para a compreensão da pessoa. O sindicato deve intervir porque, culturalmente, o aposentado é visto como incapaz,  improdutivo e dependente.                 
9.         OBSERVEM que ele precisa ser valorizado com ações pelo seu passado e pelo trabalho  atual. Por retroalimentação, quando isso ocorre, ganha o docente em geral. Resiste-se contra a sanha existente de manter a profissão docente em baixa. Não adianta esquivar disso. Sabemos que ele é o construtor da escola e sem essa, não tem saída.                   
 

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