domingo, 31 de julho de 2011

VAMOS SONHAR

1         ANALISE o analfabetismo. Tem-se ainda que percorrer um longo caminho. O IBGE atestou que existem mais de 15 milhões. Quando se considera aqueles que freqüentaram a escola por um ou dois anos, então, são cerca de 50 milhões. O Brasil está situado entre os piores quando comparado com os países da América do Sul. E o analfabeto digital existe?
2         ANALISE a questão da exclusão. Ponderando-se sobre a ciência e a tecnologia, pode-se afirmar que o país se tornou um excluído do desenvolvimento mundial? O padrão cultural tecnológico brasileiro foi ultrapassado pela Argentina e pelo Chile. O número de jovens brasileiros que chega a universidade é muito menor que o desses países.
3         ANALISE a mão de obra operária. É a pior se comparada com países do mesmo nível de renda? Existe o analfabetismo funcional? A população está preparada para a redação, a leitura, o conhecimento técnico e a matemática para a vida profissional? Será que o investimento inadequado, durante décadas, nos três níveis da educação, tem algo a ver com isso?
4         ANALISE a exportação brasileira. É constituída de produtos manufaturados? A matéria prima é a principal produção e considerada, financeiramente, produz pouco impacto. Os países mais ricos investem e usam as técnicas mais avançadas do momento porque elas reduzem o custo e aumentam a competitividade.
5         ANALISE a questão da independência do país.  Para ser mantida é preciso dispor de condições que assegurem o ensino e a pesquisa similarmente aos países melhores do mundo. A maior parte da pesquisa é realizada na universidade federal que se encontra em grande parte, sucateada necessitando recuperar e ampliar instalações e equipamentos.
6         ANALISE o procedimento de melhoria educacional. Quando se começa a sonhar, as coisas começam a acontecer. É preciso estimular o trabalho universitário. Isso não consiste em meta prioritária de todos? Não basta, no entanto, ter em mãos a dotação orçamentária, é preciso atender às necessidades de crescimento econômico e social da região.
7         ANALISE o caminho para a universidade federal. É preciso ensinar como percorrê-lo a todos? No ultimo vestibular da Fuvest, houve 138.242  jovens candidatos, ansiosos por terem realização pessoal,  para 10.557 vagas. É preciso ensinar a eles como conseguir a vaga ou vai-se aceitar e  conformar com essa realidade assombrosa?
8.        ANALISE a situação de estudos. Vão-se desenvolver esforços para atender a demanda que a comunidade apresenta? E essas dificuldades que são nossas, serão enfrentadas? Serão promovidas as reformas necessárias?  Esse problema será solucionado pelo único setor competente que é o educacional universitário brasileiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário