domingo, 31 de julho de 2011

A UNIVERSIDADE FEDERAL

1          OBSERVE que o ensino superior de qualidade é complexo e dispendioso. A pesquisa técnica-científica promove grande impacto sobre os custos de manutenção.
2          OBSERVE que a busca de relevância social pela instituição ocasionou a ampliação, expansão e diferenciação de suas atividades. Houve, portanto problemas de gestão, de qualidade e de financiamento.
3          OBSERVE que os gestores desse complexo educacional definiram e aplicaram estratégias de melhoria da produção. Os resultados obtidos foram diversos e não garantiram a auto-suficiência duradoura.
4          OBSERVE    que o problema imediato é a dotação orçamentária. Os recursos atingiram um patamar difícil de manter. Os custos crescem e as demandas pressionam por diversificação de serviços.
5          OBSERVE que na França e na Itália há uma norma que possibilita a sintonia do ensino superior com a comunidade. Permite a participação de prefeitos municipais nos Conselhos.
6          OBSERVE que se trata de criar capacidade de autogestão para livrar a instituição da penúria. Essa situação é decorrência dos vícios de um sistema segmentado?  Engessa-se o ensino superior federal com legislações?
7          OBSERVE que quando não se conhece a competência das universidades não se preza esses órgãos  e se reforça o seu isolamento. Elas participam da mudança que queremos ver no mundo?
8          OBSERVE  que a graduação é a primeira função da universidade. Esse curso determina a competência dos profissionais? Constituem a principal demanda social da comunidade? Precisam de estímulo maior?

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