sexta-feira, 28 de março de 2014

ENSINO E POLÍTICA

i.                   Ensino médio
Os países desenvolvidos agregam valores à produção e apresentam uma distribuição de renda mais justa. Possuem um aspecto comum: a escolaridade da população é elevada, principalmente, quanto ao ensino médio.
ii.                Ensino determinante
         Para citar somente dois exemplos, pode-se afirmar que mais de 90% da população nos USA e no Japão, cursaram o ensino médio, primado pela qualidade. Comparado com vários países no mundo, o Brasil mostra números bem menores.    
iii.             Ensino básico
         O analfabetismo e a insuficiência de técnicos de nível médio fazem o país patinar na geração de divisas. Além disso, é pequena a participação atual de jovens no terceiro grau, i.e., na universidade federal gratuita.
iv.               Ensino e vida
         A política é um espaço que atrai aproveitador de toda espécie, como se fosse um imã. Para que os membros da comunidade, em geral, evoluam para a vida mais digna, os seus interesses hão de ser considerados como prioritários.
v.                  Ensino e oportunidade
         As cotas e bolsas diversas atenuam dificuldades e auxiliam o soerguimento de grupos na sociedade. Mas de modo   temporário. Não substitui a situação de igualdade de oportunidades para a melhoria, através do ensino.
vi.               Ensino e eleição
         Nesse sentido, os “benefícios” são tantos, país afora, que esses agrados políticos eventuais, se não são, parecem auxiliar a eleição próxima vindoura, qualquer que seja. Causa surpresa a indolência  induzida e a cifra atual dessas vantagens.
vii.            Ensino e planejamento
Portanto, ao se observar a realidade das ruas, torna-se  proveitoso afirmar que as ações administrativas não deveriam sempre apresentar a intenção de angariar a simpatia ou de usufruir proveitos das medidas adotadas.
viii.         Ensino e impostos
         O desvanecimento sobre a construção de obras é freqüente. Fica lucrativo observar que os recursos são provenientes dos impostos elevados. A sociedade não possui, até hoje, a solução para as áreas sociais.
ix.               Ensino e adversidades
         A previsão de situações adversas: deficiência de energia hidroelétrica, alagamentos, deslizamentos, seca, etc., mostram muita relevância social. A solução disso, decorre basicamente da cultura  na representação política popular.
x.                  Ensino e regras
Os políticos defendem o interesse empresarial porque foram amparados por ele. Daí a importância de modificar regras que cancelem o aporte de recursos dessa origem. Abre-se assim, espaço para que o representante do povo possa eleger-se.
        

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