sexta-feira, 14 de março de 2014

O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO E GRATUITO




i.            Infra - estrutura  básica
Já de muito tempo atrás abordo o assunto da qualidade  educacional de maneira recorrente. Há pouco tempo, assisti na mídia televisiva uma reportagem revelando a dificuldade inerente às escolas de ensino fundamental.
ii.          Educação é estratégia
Havia problemas graves de toda ordem. É de se admirar! Nesse dias modernos do século vinte, os países desenvolvidos, investem principalmente na educação infantil por se tratar de uma questão estratégica relativa a evolução.
iii.       Crianças e ensino
No Brasil, ainda se mantém o triste quadro da deficiência no ensino básico que é de responsabilidade municipal. As crianças nesse sentido são indefesas. Não sabem lutar pelos seus direitos à igualdade de oportunidades.
iv.         Orçamento municipal
Os municípios nos casos ilustrados pelo noticiário, não oferecem o mínimo necessário para a educação de base. Acredito que não apresentam condições adequadas no orçamento para bancar as despesas decorrentes do ensino de qualidade.
v.            Faltou repercussão
O abandono da situação promove a precariedade  afetando definitivamente essa importante fase do crescimento infantil. A circunstância infeliz, fartamente demonstrada, não repercutiu nos centros privados ou governamentais.
vi.          Técnica para saneamento
A quietude administrativa sobre o assunto é também vinculada a ausência quase completa de: a) saneamento básico e estações de tratamento de lixo; b) energia renovável; d) mobilidade; e) moradia; f) segurança, etc.
vii.            “Nacionalização
Na Bolívia, houve intervenção do governo em várias empresas estrangeiras como a Petrobras, por exemplo. Pretendiam nacionalizar as multinacionais. Recentemente disse um senador: “Porque no Brasil não se nacionaliza as crianças”?
viii.     Até hoje?
“Porque submetê-las a diferentes condições de oportunidades durante o crescimento”? Alguém acredita que chegarão ao vestibular, acessando o ensino superior na Universidade Federal, em condições semelhantes de disputa?
ix.         Ninguém auxilia?
A federalização do ensino básico, sugerida nesse blog e também pelo político senador, resolveria essa questão vexatória e desnecessária. Disse ainda o cortês: “Porque ninguém ajudou ou se manifestou”? “Porque não houve intervenção”?
x.            Reforma
                   A criança continuou o parlamentar: “não é municipal e sim, brasileira.” Nesse sentido, urge modificar a carência na qualidade, desenvolvendo o padrão FIFA na educação básica. A sociedade toda será beneficiada pelo investimento e atenção na reforma.

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