quinta-feira, 20 de março de 2014


O ESTADISTA E A ADMINISTRAÇÃO

i.                   Antiguidade
Nas civilizações antigas, o administrador empossado no cargo mais elevado, visando a princípio, conduzir a população para o progresso e a conseqüente melhoria, era considerado descendente da relação entre os humanos e os deuses.
ii.      Semideuses
Em vários continentes, o modelo de organização, possuía esses semideuses, que foram chamados de: césares na Europa, faraós na África, czares na Rússia, etc. A história mostrou que muitos eram governantes cruéis, incompetentes e decadentes.
iii.     Oposição
A maioria do povo, submetida à opressão, permanecia quieta. Somente algumas vozes discordantes, formava a oposição que não representava nenhuma ingerência (estorvo) às ações do semideus. Felizmente, essa época foi extinta.
iv. Estadista
Com a evolução do projeto de gerencia administrativa, surgiu após muito e muito tempo, um gestor chamado estadista. Era versado na arte de fazer política, de governar e de conduzir o povo para o desenvolvimento real.
v. Rossevelt
Como exemplo desse administrador, agora já na era do regime democrático, encontra-se o presidente Franklin Rossevelt1 dos USA. Uma de suas frases célebres no dia da posse foi: “A única coisa que devemos temer é o medo.”
vi. Mandela
Outro estadista de nossa época foi Nelson Mandela da África do Sul2. Tornou-se um símbolo mundial. Lutou contra o racismo, apesar do sofrimento de vinte e sete anos na cadeia. Quando libertado, auxiliou os seus verdugos.
vii. Futuro
E no Brasil? Onde estão os estadistas? Acredita-se que uma característica desse profissional qualificado, é aquela de olhar para o futuro. As campanhas dos candidatos atuais sinalizam com plano de melhorias para o amanhã?
viii. Eleições
Ao invés de soluções para as áreas sociais, através de projetos bem elaborados, encontram-se somente ações de curto prazo visando pleitos eleitorais? Qual é a concepção definida  com  meta final estabelecida, para resolver as questões?
ix. Mote
Os programas políticos na mídia abordam o social como prioridade. Esse modo de fazer propaganda já é uma tradição.  Ao ser mencionado o mote mais uma vez, não se incorre em equivoco que distorce a realidade novamente?
x. Aspectos do estadista
Igualdade de condições para o rico e o pobre. A cortesia e a simplicidade, contrastando com aspectos imperialistas de políticos e negar perseguições, são algumas das características simples do estadista.
Referencias Bibliográficas
1-    http://www.bonde.com.br/?Id_bonde=1-12--147-20130412&tit=1945+morria+Roosevelt+ex+presidente+dos+EUA
2-    http://www.diariodopoder.com.br/noticias/morre-o-ultimo-grande-estadista-do-seculo-xx/

Nenhum comentário:

Postar um comentário