quinta-feira, 6 de março de 2014

A OPOSIÇÃO POLÍTICA AFETA A QUALIDADE DA ÁREA SOCIAL




Defesa da  oposição
         Ao exercer mandato eletivo durante oito anos na Diretoria de grande instituto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal,  defendia usualmente o direito à liberdade de opinião. Estimulava até mesmo, a manifestação dos oponentes da gestão administrativa. Entendia que essa era mais uma forma de aprender, inclusive.
Valorização da oposição
         No Brasil a situação da oposição, de modo geral, necessita fortalecer-se. Seria de bom alvitre se pudesse haver melhoria  sem represálias, intimidações, pressões, censuras prévias, etc. A oposição deve ser mais atuante na sua função de representar  a voz das ruas. Destaca-se a seguir as colocações de alguns autores sobre o assunto.
        
i.            Funções da oposição
         Pode-se compreender o comportamento relacionado à oposição política, como sendo de natureza fundamental do direito, com base no Artigo 5o da Constituição Federal de 1988, cujas funções são: dissentir, fiscalizar e promover a alternância política1.
ii.          Uso de sindicatos
         A oposição padece de discurso e de poder de mobilização. Essa crise atingiu também os movimentos sociais que em maioria abandonaram as bandeiras históricas. Os políticos apenas pensam no cargo de poder. O sindicato é utilizado pelo que se diz de “esquerda” visando os fins pessoais ou eleitoreiros2.
iii.       A política sem oposição
         Em locais que não existiu oposição houve o pagamento elevado pela população. Apareceram políticos demagogos e ditadores. Sem oposição  abre-se espaço para a pior espécie de gestor político. Aquele que é autoritário, prepotente, egocêntrico e que não consegue ver além do umbigo2.
iv.         Tipo de oposição
         A importância da oposição ocorre em todos os momentos da prática política. É ilusão acreditar que a política  pode ser vista apenas por um ângulo. É muito mais ampla e dinâmica sendo que oposição pode alargar os horizontes. Para ser valorizada tem que ser construtiva e não somente oportunista2.
v.            Tutor
         Na composição da fórmula democrática, a oposição é imprescindível. Envolve os direitos à expressão e associação. Deve influenciar e convencer os  membros da sociedade. Esse direito precisa ser tutelado contra investidas que possam inibi- la e/ou enfraquece-la3.
vi.         Programa de ação
         Ao apresentar um programa de ação que  revele os rumos a serem adotados, os partidos de oposição teriam melhor sorte  se houvesse continuidade  e maior veemência nas discussões sobre os assuntos da política externa, como os empréstimos, construções e aquisição de bens, por exemplo3.
vii.       Oposição séria
         Se a maioria for da oposição, haverá um maior controle sobre todos os atos do Poder Executivo, desde que a oposição não se deixe influenciar por “picuinhas” políticas. Oposição séria é aquela que delineia a forma de atuação sem criar embaraços desnecessários e prejudiciais4.
viii.     Direito de minorias
         Reveste-se de grande relevância e atualidade qualquer estudo que aborde a função, o limite de atuação, a eficácia e os instrumentos de tutela pertinentes à oposição política.  Subjacente à noção conceitual de oposição, encontram-se a necessidade de se conferir  proteção aos direitos das minorias5.
ix.          Participação do cidadão
         O reconhecimento da importância do papel atribuído à oposição e do seu valor na ordem democrática é recente. Entretanto, isto não diminui a notoriedade que vem obtendo como elemento intrínseco e identificador do padrão democrático. Daí resulta a necessidade de participação cidadã nos processos políticos6.  
x.            Ajudar o governo
         Enfim, a ocupação básica da oposição consiste em agir com consciência e vigilância sobre toda e qualquer ação do governo, ou melhor, implica ajudá-lo a governar melhor através da crítica, mostrar seus equívocos, incongruências, as conseqüências dos erros e omissões, e denunciar suas falhas6.
Referencias Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário