quarta-feira, 7 de maio de 2014

A CARREIRA DO MAGISTÉRIO

i.                 Licenciatura
Durante o Curso de Licenciatura da UnB/DF e na disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1o e 2o Grau, aprendia-se os aspectos da que a sala de aula deve apresentar para atendimento adequado dos alunos na escola.
ii. Sala de aula
Sobre o ambiente da sala, era estudado  características como a largura, comprimento e a altura. Luminosidade, quadro negro, ventilação, número e tipo das carteiras, sonoridade, mesa, piso, cor das paredes, etc.
iii. Rigor
Se os detalhes necessários não ficassem bem compreendidos, certamente havia reprovação. O assunto era considerado essencial à aprendizagem. Tornava-se inconcebível desconhecer a importância dos aspectos capitais da sala.
iv.  Prática
Qual não foi o susto quando os  professores novos se depararam com o ensino público extramuros universitário. Aparte os centros de excelência utilizados pela elite, notou-se a ausência dos constituintes  obrigatórios  citados.
vi.  Desvalorização
  Infra - estrutura precária e desvalorização  do pessoal da educação, se encontra facilmente no mercado. Pior ainda, as áreas sociais cruciais que alavancam o desenvolvimento, são consideradas há muito tempo atrás, sem a primazia necessária.
vii. Ilusão
 O mascaramento da realidade atual, relacionada à situação de indigência das pessoas, decepciona. Assusta ainda o pessoal do magistério, as despesas com propagandas de governo e que não contribuem com a educação.
viii. Copa
        Compare os gastos da copa entre os países que já realizaram esse torneio. Por aqui, consumiram muito mais bilhões e bilhões. Se o montante despendido não resolve a questão do ensino, quem duvida que auxilia?
ix.    Soluções
        Recebo com agradecimento todas as críticas sobre esse blog. Alguns sugerem a disputa de eleições visando acelerar as mudanças indicadas. Alegam que os caminhos certos já foram encontrados e estão sendo percorridos.
x. Mão de obra
        A deficiência de pessoal habilitado é atenuada com política de estímulo a formação de recursos humanos. Não será mais um, em cargo eletivo, que salvará a pátria. A qualidade do ensino  diminui a desigualdade e deve ser prioritária.
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário