quarta-feira, 28 de maio de 2014

REFORMA PELO VESTIBULAR

i.                 Mudança na educação básica
Observe que os países ricos, hoje em dia, industrializados, se deram bem com as alterações promovidas na educação. Iniciaram as  modificações pela base.
ii.              Riqueza
Foi, inicialmente, extinguindo os equívocos no ensino fundamental que atingiram a liderança em produção e riqueza. Com isso, não tardou a melhoria de vida dos habitantes.
iii.           Vestibular
No Brasil, tentou-se reformar o sistema de forma tímida, com a criação da prova do ENEM. Ela substituiu o vestibular antigo, usado para o acesso ao ensino superior público federal.
iv.             Oportunidade
Algumas alterações na prova de acesso trouxeram melhoria na disputa, aos alunos oriundos da escola publica estatal.  Eles possuíam chances remotas, até então.
v.                  Importante é o alicerce
No entanto, a injustiça continua. Qualquer idéia nova na elaboração das questões, como essa sobre, a atualidade na sociedade, depende da preparação de base.
vi.              Municípios diferentes
O ensino municipal está despreparado para acompanhar as modificações sofridas nesse exame atual. A implantação do ENEM ainda mantém a triste realidade da desigualdade.
vii.         Licenciatura modificada
A rede educacional da comuna não se modificou. Não se atualizou conforme a instigação do ENEM. Para isso, torna-se necessária inclusive, a formação de docentes.
viii.      Início
Observe, portanto, que a tão esperada reforma no sistema de ensino no Brasil, começou de cima para baixo. Nos países de sucesso foi o contrário disso.
ix.  Competitividade
De qualquer forma, deve-se parabenizar a iniciativa do “novo vestibular”, no sentido de que procura inovar, visando ofertar maiores oportunidades aos menos favorecidos.
x. Necessidades
Seria útil estabelecer essa discussão no âmbito do magistério. As alterações demandam tempo e recursos que valorizem essa área essencial ao povo.

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