domingo, 4 de agosto de 2013

REFLEXÃO SOBRE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR



 Gestão escolar pública


         Podem-se enumerar várias dificuldades quando se menciona a gestão pública escolar, até mesmo no ensino  superior das instituições federais e particulares. Quando participava como diretor, de uma dessas grandes Unidades Federais, procurava lidar com alunos, docentes e funcionários, considerando o contexto como um todo, i.e., uma comunidade acadêmica. Insistia em não priorizar  o interesse pessoal e/ou de  grupo isolado, porque inclusive, contava com o apoio da maioria.

Prioridade para a Instituição

         Trabalhava, em tempo de horário integral, para que a melhoria progressiva da qualidade do serviço daquele Instituto de Ciências Biológicas pudesse estar sintonizada com as ações que beneficiasse o crescimento geral. Não havia muita preocupação com o resultado favorável da eleição obtido na votação direta que nos elegera. Havia sim, no plano de metas estabelecido, em detrimento de qualquer outra conveniência,  o interesse institucional  considerado em primeiro lugar.
O ensino é o mais importante  
         Dessa forma, independente de partidarismos políticos e com a abnegação de angariar simpatia para uma possível re-eleição, a administração dificultava decisões adotadas somente para atingir objetivos pessoais, de grupos, ou políticos ideológicos. Apesar de constar no estatuto  de que o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis, procurava-se no labor diário, o entendimento de que o  ensino era a mola mestre que movia  o Instituto.

O aluno é a fonte de riqueza 

         A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão,  ofertava as disciplinas constantes do ciclo básico de graduação dos  cursos profissionais da área biológica  e da saúde. Considerava-se o corpo discente como algo do que mais importante havia.  A ele cabia a prioridade dos investimentos. Era chamado de o “potencial do povo” que enriquecia, continuamente, ao vivenciar o dia a dia escolar. O aluno contribuiria  para a coletividade, não sendo uma propriedade pessoal de quem quer que seja.

Funções do  graduado na sociedade

         O profissional formado, ao desempenhar suas funções na sociedade, contribui para a cidadania. Manifesta esclarecendo, por exemplo, que os aposentados não representam  dificuldades que lotam hospital desaparelhado. Pelo contrário, podem auxiliar na construção dos mais lídimos anseios de elevação da coletividade, como é o caso de promovê-la, não atuando, portanto, somente na coleção de riquezas particulares. Havia assim, a liberdade no serviço que aflorava a responsabilidade.

Importância da administração

         A gestão administrativa influencia no sentido de mostrar que cada um representa a parte de uma comunidade sistemática, que contribui mais para o crescimento do todo e muito menos para a satisfação de vontades individuais. Influencia no sentido de mostrar que diante do meio ambiente,  haverá uma relação respeitosa, mutuamente benéfica, aos seres associados na cadeia alimentar e não  como  o  dono majestoso e poluidor.


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