terça-feira, 13 de agosto de 2013

MILHARES SEM ESTUDO DE QUALIDADE



Descrédito

                Em Goiânia, os vereadores possuem legalmente noventa dias de férias. Essa situação é diferente do Congresso Nacional onde autorizam cerca de cinqüenta dias, para o ócio remunerado dos políticos. Uma vez mais aparecem aqui disposições oficiais contrarias a fé pública. O trabalhador brasileiro trabalha durante todo o ano e recebe em geral, trinta dias de folga.

Carência

         Um outro fator que revela a carência de cuidados na educação, é a triste rotina observada facilmente nesse período inicial das aulas  estaduais e municipais. São escolas apresentando todo tipo de dificuldades relacionadas à qualidade. Prédios até mesmo inviabilizados, suspendendo o calendário escolar para reparos ou  aguardando decisão sobre o que fazer.

Greve
         Estabelece-se uma realidade infeliz de país subdesenvolvido. Não há zelo com a área social, incluindo a educação do povo. Atualmente, repete-se a situação, velha conhecida, de lutas por melhores condições através de greves e tentativas de sensibilização de governos. Encontram-se paralisados os professores de vários estados do país.

Dificuldades de gestão

         Não há um projeto com prazos estabelecidos e com recursos suficientes para ofertar o ensino aos “NEM, NEM e NEM”. A responsabilidade é dividida: O município abrange o fundamental, o estado por sua vez, o ensino médio. Ocorre dentre outras razões, dificuldades de gestão administrativa  relacionadas também com as questões de cunho político.

 Desagregação de valores

         Imagine quão distante está o sistema de escalar um degrau mais elevado. Considerar por exemplo, o projeto de educação como uno, onde todos teriam responsabilidade direta com o funcionamento. O salto de qualidade é fundamental  para elevação da remuneração porque agrega valores na comunidade que enriquece.

Propaganda política
        
         Algum tempo atrás na Europa os comerciantes admirados, me disseram que no Brasil houve muitas melhorias.  Manifestaram desejo de mudarem para o país.  Fiquei surpreso  imaginando que, no mínimo, escutaram as propaganda políticas  onde é comum destacar  aquilo que interessa. Pensei ainda no nível educacional baixo da população.......

Cobrar a eficiência

         A educação encontra-se de forma lamentável, como de resto toda a área social também porque há os governantes encastelados em escritórios distantes do povo. Ministros que falam de modo imperial. Luta desenfreada para “aparelhamento” de cargos de representação. Falta de controle no acompanhamento das atividades visando cobrar a eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário