terça-feira, 27 de agosto de 2013

EXPLORAÇÃO POLÍTICA DE EVENTOS NAS INSTITUIÇÕES



Exploração de eventos      

         A participação em eventos promovidos nas Instituições públicas e privadas revela inconvenientes relacionados ao aproveitamento da reunião para uso de proselitismo político.  Alguns candidatos ou até mesmo gestores administrativos constituintes de grupos, alas ou partidos, constrangem  efetuando discursos ou então chamando atenção de alguma forma para os interesses ideológicos do grupo.

Exploração de boa fé

         A exploração da boa fé dos participantes de festas, homenagens, Colação de Grau, comemorações, lançamentos de livros, revistas, encontros, etc, de entidades governamentais ou não, é freqüente e pode mesmo apresentar um viés que mascara o propósito de angariar simpatia para a causa. Uma autoridade administrativa estimula a “rasgação de seda” à outra, abrindo então um parêntese dentro dos objetivos maiores da reunião.

Hegemonia

         Geralmente, palestrantes ou não, evidenciam através da cerimônia um viés de interesses variados. Na procura de votos, aproveitam qualquer oportunidade tornando-se  inoportunos e constrangedores. Uma vez assumindo o cargo almejado, inibem a diversidade, dificultando aqueles pertencentes a outras correntes de pensamento e também a melhoria institucional pela homogeneização das ações.

Ideologia com recurso alheio

         Certa vez em uma comemoração no dia dos professores,  observava-se os candidatos visitando um sem número de mesas onde se encontravam  os docentes e familiares. Notava-se que não participavam da festa, estavam preocupados em cumprimentar a todos, rigorosamente, na matreira política do  “pé de ouvido” e do “tapinha nas costas.“  Montavam  ali um palco de proselitismos ideológicos, com o recurso alheio.

Royalties do petróleo

         Dias atrás um candidato ao proferir discurso, contava vantagens sobre a recente aprovação dos royalties do petróleo para a educação. Falava somente das melhorias já realizadas e a serem ainda executadas com os bilhões coletados. Segundo o consultor técnico do Congresso Nacional1, essa verba destinada a educação, não cobrirá nem sequer as despesas do PNE que tramita naquela casa.

Comentar somente  melhorias

         Não comentou as greves de docentes e nem a espantosa reivindicação  dos docentes em Porto Alegre, solicitando um piso de hum mil e pouco reais. “O valor a ser auferido do petróleo não atingirá os 10% do PIB previsto no PNE1”. O Brasil investe na área, hoje em dia, cerca de 5% do PIB. Os royalties devem adicionar de 1 a 1,5% do PIB, em dez anos. Esses valores garantiriam cerca de 6% mantidos o orçamento atual.

Distribuição de brinquedos

         Decidi auxiliar a entrega de presentes no dia das crianças. Compareci a sede dos financiadores a fim de coletar alguns pacotes e os transportar até uma igreja para a distribuição. O evento de entrega das caixas atrasou cerca de duas horas porque o candidato entre eles não chegava. Os discursos de troca de elogios se sucederam de forma aborrecida. Finalmente, consegui conduzir poucas caixas com brinquedos de baixa qualidade. Não terão o meu voto!

Referencias;
1-      http://noticias.terra.com.br/educacao/consultor-royalties-sao-insuficientes-para-10-do-pib-na-educacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário