quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PORQUE NÃO HÁ EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

         A educação no Brasil apresenta dificuldade enorme em elevar a qualidade por várias razões. Uma delas diz respeito aos políticos que assumem os diferentes cargos na administração geral. Não possuem preparo adequado para a função.  Não apresentam competência para assumir os cargos que pretendem. Daí observa-se no dia a dia, os problemas gerados pela falta de sensibilidade para com o povo. Porque não exigir dos candidatos a preparação de nível superior para isso? Não existe as Ciências Políticas?
         Todos sabem que é preciso um plano de carreira que valorize o professor nos três níveis de ensino, com salário suficiente para que possa sobreviver dignamente. Além disso, a carreira deve incluir melhorias de remuneração pelo rendimento do trabalho em sala de aula. Esse conhecimento foi advindo de estudos e pesquisas realizados diretamente na escola. Portanto, se a experiência adquirida não é praticada, torna-se grande o risco de se perder ou subaproveitar o investimento realizado na educação.
         Sem educação de qualidade não há desenvolvimento com responsabilidade. A retórica deve ser unida ao serviço que possa ser demonstrado, sob pena de tornar-se discurso vazio. Viagens ao exterior com dinheiro público de presidentes, governadores e demais políticos, resolvem as questões da qualidade na educação? Ao invés de adquirir passagens aéreas para o exterior, porque não visitam as escolas na periferia para arrumar a educação? Porque não participam das reuniões diárias com professores nas salas das escolas públicas?
         É incrível a falta de cuidados com a educação. O desleixo é promovido sem a menor cerimônia e ninguém se espanta mais. A notícia sobre a corrupção é uma rotina. O emprego diverso que o professor é obrigado a procurar para sobrevivência, dificulta a qualidade de seu trabalho. Há deficiência de vagas para a oferta de educação, sem qualidade, nos três níveis de ensino. Como existe a opressão, o povo fica contente até mesmo quando consegue matricular nessas condições de má qualidade. Em 2012, houve milhares de candidatos que não conseguiram vaga para estudar. É importante lembrar, no entanto, que a democracia, é um regime político que não abriga a felicidade somente para as minorias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário