terça-feira, 15 de janeiro de 2013

AÇÕES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO


i.              aposentadoria integral

                 Esse benefício era um dos poucos, concedidos ao professor com justiça, após longos anos de trabalho árduo. O que aconteceu? Modificaram o processo? Como esse assunto se organiza hoje em dia?  Desvalorizaram ainda mais a profissão?

♣   ♣   

ii.            substituição do licenciado pelo bacharel 

                 O bacharel pode substituir o professor licenciado em suas atividades de ensino?  O bacharel pode exercer  outras atividades técnicas! Essa discussão não deveria ser mantida? O professor é preparado para ensinar e o bacharel  para cuidar de “coisas”, materiais, etc.

♣   ♣   

iii.             qualificação de pessoal
                  Faltam recursos humanos qualificados nas escolas. São instituições  com professores leigos e funcionários improvisados. Inclui-se o ensino superior público e privado. Nesse caso, algumas faculdades apresentam forte tendência empresarial?

♣   ♣   
 iv.             infra – estrutura
                       A deficiência nesse assunto é grave. A estrutura para o trabalho pedagógico é admiravelmente falha. Falta tudo: salas, carteiras, mesas, equipamentos, laboratórios de ciências, informática, internet, biblioteca, quadro negro, etc.

♣   ♣   

v.              aparelhamento  de instituições escolares 
                     O modelo de funcionamento das instituições de ensino, órgãos, entidades, etc. administrados por dirigentes norteados por ideologias partidárias, camuflados ou não, ao invés de pessoal técnico, contribui para as dificuldades na qualidade!

♣   ♣    
vi.             sindicatos 
                      Aparelhados ou não, apresentam tendência de centralização. É importante a dinamização, fiscalização e transparência!. O uso de votação de maioria, muitas vezes, não convence ninguém! Os diversos assuntos nacionais podem ser trabalhados pela descentralização. 
♣   ♣   

vii.            autonomia do ensino  
                     Em que consiste exatamente a liberdade constitucional?    Qual é a política de governo para a criação de vagas docentes do ensino nos três níveis?  Qual é a natureza jurídica mais adequada das fundações nas Universidades federais e demais escolas?

♣   ♣    
viii.           mesa de negociações 
                     As negociações entre a representação do professor e o patrão não deveriam se estabelecer em torno somente do salário.  Seriam também entabuladas sobre o orçamento das IFES, bem como, das escolas do ensino fundamental e médio.

♣   ♣   

ix.             pesquisa e extensão

                     Qual é a política de incentivo a pesquisa e a extensão do governo para as IFES e demais instituições escolares? A representação docente deveria discutir o assunto? Sugerir modelo de aplicação? E quanto ao orçamento de OCC e da iniciação científica?

♣   ♣    
x.              plano nacional de educação

                     Deve  resolver, em definitivo, a questão da educação que foi degenerada ao longo dos anos, evitando a exclusão e a favelização!  Porque não se discute essa situação elitista permanente, nos plenários governamentais de todo o país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário