terça-feira, 28 de janeiro de 2014

INVESTIMENTOS VERSUS ÁREA SOCIAL


INVESTIMENTOS VERSUS ÁREA SOCIAL
Cuba
Priorizar investimentos no estrangeiro, como esse de um porto em Cuba1, sendo sigilosos até 2027, os procedimentos de aplicação de 680 milhões de reais, desperta dúvidas até mesmo nos governistas. Porque não explicar a situação? Seria para facilitar a instalação de empresas brasileiras no local? O investimento não atenuaria as dificuldades das áreas sociais subdesenvolvidas no Brasil? Se houvesse explanações, diminuiria as divagações e expectativas. Uma repórter de jornal televisivo perguntou: por que tanta camaradagem? Porque ainda o perdão de dívidas enormes na África4?
Quênia
         Cento e Cinqüenta milhões de dólares foram emprestados ao Quênia, país da África, para facilitar a mobilidade urbana em Nairobi2. Assistência internacional visando à expansão do comércio e demais relações é justificável no caso do Brasil? Necessária? Existem outras razões que possam interessar a economia do país, para elevar a qualidade das áreas sociais brasileiras? A educação sofrerá a melhoria significativa que todos pretendem? Algum especialista em comércio exterior consegue justificar e convencer sobre a importância de se priorizar tais investimentos? Seria a promoção de hegemonia na área?
Discussão e ampla divulgação do assunto
         A polêmica aplicação de recursos dos governantes, em detrimento do social, pode ser devido ao fato de que não tenho conhecimento suficiente sobre comércio exterior, diplomacia, desenvolvimento e relações estrangeiras? É relevante discutir nas câmaras próprias da sociedade, a aplicação de volumes significantes de recursos públicos, por parte da ação governamental e de quem quer que seja. Haveria melhores resultados?  Indica-se, portanto nesse artigo, avaliar o tema em tela, considerando os governos passados, presente e futuro. Um simples exercício da democracia.
Petrobrás
         Divulga-se amiúde que os trabalhos efetuados pela Petrobras, permitem encontrar campos petrolíferos de alta produção no mar próximo a costa brasileira. No entanto, quem percebe no bolso, essa feliz realidade? A produção petrolífera em escala elevada e dessa vez de importância no mundo, não eleva a qualidade da educação pública ofertada ao povo. Pelo contrário, falava-se em investimentos de US$16 bi/anuais na empresa. Os gastos em 2012 foram de US$25 bilhões3.  As metas de produção  são atingidas e beneficiam a área social? Porque as deficiências flagrantes há tanto tempo?
Olimpíadas
         Nunca fui filiado a partidos políticos. Permaneço sem grupos e/ou candidatos. Apresento dificuldades de entendimento com investimentos de que se ouvem falar comumente na mídia. Oriundos do erário público serão gastos milhões e milhões com a infra-estrutura das Olimpíadas de 2016. Para se ofertar as medalhas aos atletas mundiais, gastar-se-ão valores mais elevados do que aqueles destinados a copa do mundo em 2014. Sem pretender fazer oposição a ninguém,  a dotação orçamentária, não é alocada para apoiar as áreas sociais  deficientes  por longas datas?
Eu acreditava
Eu acreditava que era para fortalecer a saúde. O povo teria tratamento e cuidados médicos  a contento. A educação de qualidade formaria pessoas competentes para exercer a cidadania plena. Os docentes valorizados como são as autoridades e observados onde estivessem, com admiração, respeito e agradecimentos. Que o saneamento básico fosse algo que se  pudesse usufruir facilmente. A moradia e o transporte urbano, no mínino, formariam um sistema fundamental de qualidade  despertando a dignidade, inclusive. O cidadão poderia optar pelas suas possibilidades. Nesse caso, angariava condições boas de sobrevivência como reza na Carta Magna. Aí sim, eu teria um candidato!
Referências bibliográficas
1http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120131_cuba_porto_jf_is.shtml
2-http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/61061-brasil-amplia-os-investimentos-na-africa.shtml
3-http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/os-problemas-com-a-petrobras-versao-traduzida-de-texto-do-financial-times/
4-http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/dilma-anuncia-perdao-a-divida-de-paises-africanos/612930/

Nenhum comentário:

Postar um comentário