sábado, 30 de março de 2013

Hoje em dia III......,

Hoje em dia, observa-se facilmente,
i.          O desinteresse pela educação de qualidade. Ao conhecer o Rio de Janeiro, visitei uma favela com moradias na encosta de um morro da Rocinha.  O morador disse que gostava dali e que não pretendia sair. Alegou que possuía uma bela vista panorâmica, não pagava água e energia elétrica e apesar de não possuir o saneamento básico  e nenhum nível de educação escolar, era também isento de pagar o IPTU.    
Θ    Θ    Θ
ii.         A facilidade para administrar sem os preceitos da educação de qualidade.  Políticas públicas são usadas para atenuar problemas sem solucionar nada. Há divulgação intensa de algumas ações e também a concessão de bolsa: “coxinha de frango”, estimulando o populismo e que auxilia a manutenção do cargo aparelhado. Através de conchavos, barganham-se alianças  que se constituem na base de apoio.
Θ   Θ    Θ
iii.        A falta dos valores que a educação de escol deve estabelecer na sociedade. A candidata a reeleição Dilma, afirmou na Paraíba que durante a eleição se pode fazer o diabo1. Essa notícia divulgada em 17-23/03/2013 revelou que permanece uma lacuna relacionada aos valores a serem estabelecidos na sociedade. As campanhas políticas contribuiriam se pudessem estabelecê-los, pelo menos.
Θ    Θ    Θ
iv.        O exame nacional do ensino médio (ENEM),  criado  também para  permitir  democracia no acesso ao ensino superior gratuito, revela problemas de administração e mostra ainda  o despreparo, já de longo tempo, que se encontra a educação de qualidade no país2. É preciso muito mais interesse e trabalho, investimento e dedicação ao assunto. É preciso reformar inclusive o sistema federal, estadual e municipal de ofertar educação ao povo.
Θ    Θ    Θ
v.         Cargos de chefia de empresas públicas e privadas assumidos por pessoal filiados a partidos políticos. Há, nesse caso, perda de credibilidade no que se refere ao trabalho geral que beneficia a todos. As demais funções da instituição acabam sendo aparelhadas também e o emprego, garantido pelo partido político, pode tornar-se  tendencioso  e indolente.  E a educação nesse caso que nem é  fiscalizada?
Θ    Θ    Θ
vi. A inflação voltando em 2013. Os impostos foram  elevados. O preço de gêneros alimentícios também. Os aumentos, incluindo o combustível, corroem o salário que defasado, perde poder de aquisição e todos saem prejudicados. E a educação pública de qualidade, como fica? E o professor? A greve não deve ser a primeira ação a ser acionada. É preciso discutir e renegociar. Porque não existe presteza e zelo com essa situação?
Θ    Θ    Θ
vii.       Projetos de construção superfaturados. Gastos excessivos com estádios de futebol. Políticos com salários de  marajá. Governos com retórica de que tudo vai bem, obrigado! Escolas sem estrutura. Professores sem perspectivas. Estudantes sem vagas para o ensino superior gratuito nos cursos mais procurados. Infelizmente, a postagem de mensagens ou artigos formadores de opinião, virtuais, não afeta  a realidade ruim.
Θ    Θ    Θ
viii.      Filiados a partido político tomando posse a cargos de chefia.  Nesse caso, os estatutos das Instituições públicas e privadas deveriam vetar essa dupla função. A fiscalização sobre a atuação dos dirigentes incita a geração de dúvidas. A cobiça das duas funções cria mecanismos lesivos de blindagem corporativa. O ministério público, através da Constituição Federal, veda a participação de promotores em atividades político partidária.
Θ    Θ    Θ
ix.        O senado aprovar em 26/03/2013, alfabetização aos oito anos de idade. Repetem-se aqui as ações isoladas na educação. Decididas de cima para baixo, afeta o erário público sem a solução. As escolas particulares alfabetizam com cinco anos de idade3. O Brasil está “retrocedendo” ao adiar a idade de alfabetização3. “Se nós tivéssemos nossos filhos em uma escola pública, nós não aceitaríamos esses oito anos”3.
Θ    Θ    Θ
x. Com Juscelino Kubitschek, o aposentado recebia 20 salários mínimos (SM). Sarney baixou para 10 SM. FHC diminuiu mais ainda. Lula não recuperou nada. Quem se aposentou no INSS com 10 SM, hoje, recebe apenas 04 SM. Agora, os ministros de Dilma, apesar da oratória, elaboram um PL para enviar ao Congresso, aumentando a idade de homens e mulheres, para somente aposentar além do período de contribuição4.  

Referências:

2-    CORREIO do POVO ANO 118 no. 175- PORTO ALEGRE. DOMINGO, 24 DE MARÇO DE 2013 p. 02






Nenhum comentário:

Postar um comentário