terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IMPORTÂNCIA DA ESCOLA

A escola consiste em um dos fatores determinantes do desenvolvimento econômico social. Isto é, a quantidade de pessoas escolarizada em uma comunidade é um dos fatores que determina o crescimento. Como os indivíduos apresentam características diferentes entre si, torna-se essencial promover as mesmas oportunidades de acesso ao ensino público gratuito e de qualidade.
         A ineficiência do sistema educacional consiste em um dos fatores determinantes  da necessidade de elaboração do trabalho de melhoria  associado às ações e ao planejamento estratégico. Dentro  de um projeto de nação que se possam definir o que se pretende da comunidade e a partir de então definir ainda as metas escolares a serem atingidas.
Ao aprender o aluno desenvolve a sua potencialidade.    Em conseqüência a comunidade evolui.  À medida que a aprendizagem aumenta é necessário o ensino de nível mais elevado,  de melhor qualidade, a fim de tornar os indivíduos mais felizes através de suas realizações.
         A biologia revela inúmeras adaptações fisiológicas que os seres vivos desenvolvem ao longo da vida para facilitar a sobrevivência em determinado ambiente. Quando se cursa as disciplinas relacionadas à psicologia, no curso de licenciatura que forma o professor, se estuda a possibilidade do individuo nascer com potenciais latentes a serem trabalhados e desenvolvidos pela educação. As características psico-fisiológicas, herdadas geneticamente, para serem expressas na região específica, facilitariam a sobrevivência da espécie humana no seu “habitat”. Ofereceriam vantagens que não existiriam em outras regiões da biosfera.
         Se a criança nasce, em local ermo, apresentando grande potencial genético para a matemática, por exemplo, longe de qualquer escola de qualidade e das possibilidades de atingir o seu potencial pleno, não poderá ou dificilmente a sua carga genética deixará a recessividade para se expressar e influenciar o ambiente.  O ensino tem essa função. Desenvolver a carga genética que todos herdam desde o nascimento, através dos estímulos gerados pelo ensino de qualidade das disciplinas básicas. Esse tema consiste em ótimo assunto para que as pesquisas em educação possam demonstrar a importância da escola na economia de uma região. Para despertar também  o docente visando os aspectos do ensino  a  serem melhores enfatizados.
         O sistema educacional castrador, que oferece oportunidades diferentes e ainda com número de vagas completamente limitado, com docentes desmotivados pelo serviço, priva o país de riquezas as mais diversas. Aquele que possuem acesso  ao ensino de qualidade duvidosa e aqueles milhares que nem isso conseguem, permanecem frustrados  pela impossibilidade de atingir a plenitude de seus potenciais.
         É preciso ainda apresentar (quebrar) a difícil compreensão existente de que a escola funciona como se fosse uma fábrica onde os produtos são manufaturados exatamente iguais. Que a produção deve ser em série inclusive para evitar gastos desnecessários. Os governantes evitariam mais a improbidade administrativa se esforços na educação fossem  dispensados no sentido de respeitar e estimular as diferenças para aflorar as capacidades distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário