terça-feira, 4 de dezembro de 2012

AÇÕES ESTRATÉGICAS E PLANEJAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO

Hoje em dia, ainda se faz o discurso do enfrentamento com o patrão, nas escolas do Brasil, incluindo as Universidades Federais. Greve é a forma preferida de luta da classe, na disputa entre o capital e o trabalho.

         i) É PRECISO repensar o sindicato docente. Inclusive, para também dificultar o aparecimento de posições irreconciliáveis. O princípio da liberdade de associação é a base das relações coletivas que, dentre outras recomendações, sugere evitar a profissionalização dos dirigentes sindicais para também e inclusive, não gerar dúvidas quanto a independência de suas decisões.

         ii) É PRECISO zelar para que a representação não seja construída por uma minoria. Uma das maiores patologias do sistema democrático atual é a de  ocorrer importância  distinta dos votos dos dirigentes, ou de um grupo menor, em relação a maioria dos filiados. A violação da proporcionalidade pode derivar ainda das Normas estabelecidas em Estatutos das entidades.
        
         iii) É PRECISO articular a mobilização dos filiados e não filiados com as ações de negociação. O sindicato por vezes conta com dirigentes patronais que podem afetar a categoria. Uma federação deve ter o direito de atuar nas bases. Essa militância em conjunto com os dirigentes das entidades contribuirá para fortalecer o movimento docente.
        
         iv) É PRECISO  garantir  a opinião divergente.  As idéias  na discussão misturam-se e um novo pensamento pode evoluir. O potencial na cooperação é maior do que a soma da experiência de um e outro. A administração para uma pessoa não é necessariamente a mesma para um grupo. O potencial para contestação de um grupo é maior.                                                            
         v) É PRECISO  criar uma visão distinta das individuais. Isto permite que as deliberações produzam os melhores resultados. A importância da decisão democrática é ter a palavra e não ganhar a batalha. O propósito não é ganhar apoio para a opinião, mas desenvolver um julgamento coletivo. “A centelha da verdade aparece somente com choque de opiniões divergentes”.            

         vi) É  PRECISO  chegar ao consenso na discussão. Caso não seja obtido, a maioria prevalece, não por meio de insistência, ineficiências, discussões intermináveis, negociações e acomodações e sim através da franqueza, perspicácia, honestidade, nobreza e maturidade. Haverá sucesso se os propósitos forem revestidos de valores morais e espirituais.           

         vii) É PRECISO alertar para o segredo de se obter a união. Ocorre nas tomadas e implementações das decisões. Essas por sua vez, dependem da qualidade das informações disponíveis e dos princípios envolvidos que não podem ser modificados por flexibilidades e conveniências oportunas. Paciência e autocontrole  do egoísmo são atributos necessários  na discussão.                                
         viii)  É PRECISO destacar a função e a importância do sindicato. Por  exemplo: Art. 8º. CF/88, III- Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. VI- é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas. VII – O aposentado filiado tem direito a votar e de ser votado no sindicato.
        
         ix)  É PRECISO destacar que o Sindicato diferencia-se de Associação:  a) O primeiro é  representante da categoria profissional dos membros filiados ou não filiados e não tão somente dos associados. b) O sindicato arrecada contribuição compulsória. A negociação coletiva é um dos seus principais instrumentos de atuação visando garantir melhores condições de trabalho.

             x) É PRECISO ações e planejamento estratégicos na administração. Na estratégia se vai colocar algo em alguma condição.  O planejamento são as ações para atingir a estratégia. Por exemplo: adotou-se a estratégia de transformar Campos de Jordão, um município comum, na “Suíça Brasileira”. O planejamento consistiu  no chocolate quente, o teleférico, as  roupas de lã, etc.

Referências
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/apostar-trabalho-grupo-508577.shtml
 http://www.assembleia.go.gov.br/arquivos/asstematico/Nota_Tecnica_Sindicato_Papel_Delegacias.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário