quarta-feira, 30 de julho de 2014

LEMBRANÇAS II

1.     Infra - estrutura deficiente
A dificuldade geral no Brasil, diz respeito a questões de infra-estrutura, encontrada nos três níveis de ensino público gratuito. O pior ainda se relaciona aos atributos  da instrução que são precários.
  2. Sindicatos...?
Os sindicatos, aparelhados pelos partidos, consomem verbas dos filiados para o fortalecimento político. O trabalho pela educação, nesse caso, deixa a desejar devido ao direcionamento ideológico.
3. Qualidade
  Houve avanço no acesso ao ensino superior nos últimos tempos. No entanto, a solução, tanto para o ingresso na escola pública quanto para a qualidade do ensino, ainda se encontra distante  da população.
4. O povo requer
A ascensão de uma classe para outra, induz reivindicações  até então inexistentes. A maioria ao perceber a importância da educação para a realização dos projetos de vida, começa a pedir que esse benefício  seja oferecido com qualidade .
5. Participação na administração
  Haveria avanço no crescimento, se o personalismo na administração não fosse preponderante. Se não houver sintonia com o grupo, o gestor que ocupa cargo inferior é prejudicado e suas ações atravancadas.
6. Qualificação de professores
Antigamente, havia melhoria na educação, quando se criava um campus avançado, da Universidade Federal, em cidades do interior de Goiás. Durante o funcionamento, os cursos recebiam os professores mais qualificados.
7. Papel do aposentado
Muita polêmica existe sobre o possível trabalho que o aposentado pode ainda desenvolver na sociedade. A verdade é que a rede social está repleta de mensagens dessa categoria  clamando por uma democracia mais participativa.
8. Aperfeiçoamento de regime político
  Infelizmente, a hegemonia promovida por grupos de gestores eleitos, revela um regime democrático que deixa a desejar.  Há choque entre os projetos pessoais e aqueles que mais beneficiam a sociedade.
9.  Plano Nacional de Educação (PNE)
O PNE destina 10% do PIB para a educação. Somente atingirá esse valor após dez anos, i.e., em 2024. A verba não será apenas para o ensino público gratuito. Financiará também Programas para as Faculdades particulares.
10. Redistribuição de impostos
A reforma tributária é necessária também porque cerca de 70% da elevada arrecadação de impostos fica com o governo federal. Os municípios, mais próximos do povo, por causa disso, andam com o chapéu na mão.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário