domingo, 13 de outubro de 2013

O “APARELHAMENTO POLÍTICO DE INSTITUIÇÕES”



i.           Instabilidade de funcionamento

         O “aparelhamento” político de órgãos públicos ou privados, muito utilizado, hoje em dia, produz prejuízos diversos. Afeta a Procuradoria Jurídica da entidade promovendo a instabilidade de funcionamento, por exemplo. O preço a pagar é alto. “Aparelhar,” significa aceitar a diminuição da qualidade no trabalho devido as dificuldades da falta de preparo e de vontade para o serviço.

ii.         Conselhos

         Um caso nefasto sobre o assunto diz respeito aos Conselhos Aparelhados. Os órgãos abandonam o  posicionamento,  que há de ser adotado de forma soberana. Não seria exagero dizer que ocorre o depauperamento devido à subserviência. O alinhamento de opiniões desvaloriza a tomada de decisão. Estar a serviço de alguém, ser uma espécie de “pau mandado”, implica em que alguns benefícios  serão angariados em troca.
iii.      greves
        
         O Brasil é um dos países que menos valoriza o professor, apesar dos discursos em contrário. Além disso, os sindicatos “aparelhados” pelos partidos políticos, divide o movimento classista uma vez que, alinhados aos governantes, dificultam a administração da reivindicação. Em Goiânia, os docentes municipais entraram em greve contra a decisão dos seus representantes, acusando-os de proteger  interesses alhures.

iv.         Partidos políticos

         A partir de 1981, iniciou-se o registro  de partidos políticos no país1. Até o momento, foram criados  um total de  trinta e dois. Evidente que não se precisa de tantos. Ocorre que a legislação,  deixando a desejar,  tornou a situação lucrativa para eles e não para a população, que a duras penas, sobrevive pagando impostos elevados para a obtenção de serviços sociais  que não recebe.

v.            Pó de café com farinha

         Dias atrás a mídia falada divulgou uma escola que oferecia aos alunos na hora do lanche, somente pó de café com farinha. Esse é um simples exemplo da situação de absurdos que se observa no magistério brasileiro! Não se vai promover a educação pública fracassada e em conseqüência o país,  sem a mudança desse “fazer político”. Pior é que se aproxima uma nova rodada de eleição e tem-se de ouvir ainda falar que educação é importante. 

vi. Cargos em Comissão

         O aparelhamento é antidemocrático. Nocivo ao país por estimular a ineficiência. Funcionários públicos a serviço de siglas partidárias, pode ser o resultado da existência desses inúmeros  cargos em Comissão. A reitora da Universidade Federal de Rondônia, afirmou que não irá permitir o aparelhamento político daquele centro de ensino superior2, sinalizando portanto, às demais congeneres, as dificuldades oriundas desse processo.

Referencias
1-    http:q//www.tse.jus.br/
2-    http://www.vozderondonia.com.br/ler.php?id=5276


Nenhum comentário:

Postar um comentário