segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A SOLUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO



i.                  Como resolver

 

Não é suficiente analisar apenas a situação educacional ruim do país, sem indicar caminhos que possam ser adotados para resolver as diversas questões relacionadas à precariedade da situação. O ensino superior apresenta dificuldades nas universidades públicas devido também a qualidade imprópria da educação básica.

 

ii. Retroalimentação

 

O MEC, por exemplo, deveria se manifestar e se envolver com todos os temas relacionados ao magistério em geral. Permanecer influenciando somente o Terceiro Grau deixa a desejar no sentido em que se isola no planalto central, parecendo não se importar com o sistema de retroalimentação, conhecido existir, nessa área social tão relevante.

 

iii.           Interagir com a comunidade

 

Ao trabalhar o correspondente a trinta e sete anos, em curso superior público federal, no regime de  dedicação exclusiva e desenvolvendo o ensino, a pesquisa, administração e a extensão, posso afirmar que durante todo esse tempo, a universidade  poderia ter interagido com  a comunidade muito mais do que fez, ou que realmente faz no presente.

 

iv.              Divulgação de pesquisa

 

Considerando a pesquisa, por exemplo, a divulgação dos projetos em  execução e dos resultados  do trabalho, poderiam ser publicados não somente em congressos e ou revistas  técnicas especializadas. Dessa forma o povo que mais necessita dos benefícios, em maioria, não usufrui da pesquisa prática e nem mesmo toma ciência dos projetos básicos.

 

v.                 Pré-sal

Quais são as propostas que solucionam as macro questões  que deixaram originar  em áreas sociais como a educação, saúde, transporte e segurança, por exemplo?  Aqueles que possuem sugestões auxiliam muito se “mostrassem a cara” com destemor. Espera-se que não seja somente toda essa conversa sobre o pré - sal, cuja regra de exploração há  que ser aperfeiçoada.

 

vi.              Propostas para  educação

 

Os artigos de opinião do blogue, em sua maioria, apresentam sugestões de melhoria que podem reformar  a educação  colocando essa área social  em posição de destaque na sociedade. Ninguém duvida que mudanças na legislação e manifestações pacíficas de rua são propostas necessárias para resolver a questão em definitivo.

vii.          Pouca renda

Entra governo que pontualmente desenvolve projetos de educação visando melhorar um aspecto ou outro. Sai governo que também atua da mesma forma. Não há uma política estatal que engloba os partidos, a sociedade e o povo enfim,  para resolver a questão do ensino e tirar o país de vez da situação de despreparo que conduz ao rendimento impróprio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário