segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O BRASIL NÃO GANHOU O PREMIO NOBEL

            A mídia escrita e falada, anualmente, anuncia os ganhadores do premio Nobel em ramos diferentes do conhecimento como: física, fisiologia, medicina, literatura, etc. São prêmios de milhões de reais, oferecidos desde 1901 e destinados a pesquisadores cujo trabalho, de elevado nível, contribuiu para a melhoria da sociedade.  Têm sido premiados, os estudiosos sediados em várias partes do mundo. E no Brasil? Porque ninguém ainda não foi laureado? É do conhecimento geral que um grupo seleto de pessoas recebe essa honraria que se tornou uma das distinções mais valorizadas nos dias de hoje. A premiação ocorre por meritocracia e já foi concedida 833 vezes.                                   
 Aparte as questões regimentais e políticas que envolvem as decisões sobre o assunto, sabe-se que no ano de 2009, o Brasil investiu 24,2 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. Imagine, na época, esse valor representou um grande avanço em relação aos anos anteriores. Nessa mesma data, a Alemanha destinou 82 bilhões. Os setores políticos e sociais no Brasil foram e são ainda  responsáveis também por essa diferença de investimento.             
 As diferenças entre os países, sobre as ciências e inovação, podem ser mais bem compreendidas se houvessem visitas e conversações com alguns ganhadores desses prêmios. Sou testemunha que em países da Europa e Ásia, por exemplo, o sistema de transporte facilita a comunicação e o progresso. Do aeroporto, pode-se viajar de trem, de alta velocidade, para o interior do país. Deve-se considerar ainda, a infra-estrutura de apoio ao trabalho. Merece aplausos prolongados, não somente os equipamentos de ultima geração, mas também às instalações de excelência, como prédios, salas, laboratórios, materiais, etc.                                                                                        
 A quantidade de equipamentos de última geração impressiona. Permitem estudos e pesquisas de alto nível sobre os mais diversos assuntos dos diferentes ramos do conhecimento, como a medicina, por exemplo: câncer, DNA, células - tronco, proteoma, somente para mencionar alguns.. Funcionam em alguns casos, instituições cientificas que possuem mais de 500 pesquisadores. Em outros casos, instituições que investem 20 milhões de euros diariamente. Eis a razão! O Brasil ainda não pensa assim.  O Brasil sabe qual é o caminho! Ensino de qualidade nos três níveis. Infelizmente, ainda não coloca em prática o que sabe. Não percorre o caminho que já conhece.                        
E no caso dos prêmios de literatura e da paz para os quais não é necessário fazer tantas experiências práticas custosas? Porque não há ninguém! A explicação decorre do fato de que a escola de qualidade, do fundamental ao nível superior, consiste no principal colaborador na formação dos futuros cidadãos. É preciso de pessoas que recebem essa educação e não apenas de dinheiro. É preciso gerações e gerações de estudiosos. Esse tipo de comunidade cria o clima necessário. Isto é, pesquisadores estudando e trocando informações para interagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário