segunda-feira, 17 de julho de 2017

PPREJUÍZOS PARA O ENSINO




i.  Independência
O uso das instituições por partidos políticos ou por quem quer que seja, pode prejudicar a comunidade. Logo, torna-se importante o cuidado com a liberdade de organização das entidades, visando garantir a sua autonomia de funcionamento.
ii. A preparação técnica
Visando apresentar o pluralismo de idéias que conduz freqüentemente as melhorias ansiadas pela sociedade, os três poderes constituídos na democracia, precisam ser livres. Sem amarras de qualquer tipo. Que possam agir conforme a competência de cada um.
iii. Diminuição da flexibilidade de mercado
O aparelhamento existe quando a instituição sofre influencia nas suas funções e não apresenta a isenção que se exige. Beneficia um grupo, um indivíduo ou uma ideologia partidária ou não. Portanto se instala nessa situação a centralização que facilita o controle das ações.
iv. Dificuldades no crescimento
Dessa forma, as atribuições dos órgãos são   somente dispostas, teoricamente, nos seus estatutos.   O legislador o juiz, e o executivo adotam as mesmas posições (1). Não há dúvidas que essa disposição pode promover um progresso capenga.
v. A sinuca
Essa situação cria um círculo vicioso. Se alguém, por exemplo, decidir delatar o esquema, ele mesmo será prejudicado. Portanto, ficará impossibilitado  de apoiar à sociedade, se quiser cumprir as finalidades precípuas do órgão.
         vi. Criar o socialismo sem barulho
Sempre que o aparelhamento vem à tona, lembro do socialista Gramsci. Ele propôs mudanças  contrárias a família e a religião e ainda o ensino de conteúdos de esquerda, na mídia e nas escolas. O comunismo seria instalado, dessa forma, sem muita percepção.
vii.          Estímulos ao alinhamento político
A preparação também pode ser construída quando se indicam juízes para o STF, indivíduos alinhados para ocupar ministérios, secretarias e os diferentes cargos de primeiro e segundo escalão dos governos federal, estadual e municipal.
viii.       Ideologias podem dificultar o progresso
         O Brasil, revelou tempos atrás,  uma tendência para adotar o regime político democrático. No entanto, quando há armação, quem não comunga com as mesmas idéias do grupo, receia a repreensão ideológica. A situação parece mesmo com o regime socialista.
ix.              Prejuízos
A democracia envolve todas as posições políticas. Na  esquerda, o mercado é menos flexível.  Na direita é o contrário. O Brasil não tem a extrema direita. A esquerda é bem maior. Ambas são minoritárias em relação àqueles alheios a política. Nesse caso, sofre a democracia.
x. Regime ditatorial
         Desse modo, i) a expansão predominante de somente um viés político,  ii) a existência de centralização econômica  e também iii) o aparelhamento, satisfazem as condições para o regime ditatorial ocupar o governo,  sem maiores alardes(1).
Referencia bibliográfica
(1)         O que é aparelhamento do Estado?
O comunismo que você não vê :https: tt//Proeclesiacatholica.wordpress.com

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário