sábado, 29 de abril de 2017

A ORGANIZAÇÃO SINDICAL




i.                   Imposto sindical obrigatório
A contribuição que corresponde a um dia de trabalho, foi recentemente extinta pelo Congresso Nacional. Possivelmente o Presidente da República deverá vetar esse aspecto da reforma trabalhista porque 60% dos recursos são destinados aos sindicatos, 15% para as federações, 5% as confederações e 20% para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que em, tempos de crise, não pode dispensar a quantia.
ii.                Quantidade
         Segundo o MTE, existem no Brasil, 16.500 sindicatos. Sabe-se que a Argentina possui 91 e o Reino Unido, 168. Esses números, por si só revelam as diversas dificuldades atinentes às entidades constituídas. Os desvios de finalidades desses órgãos, divulgados pela imprensa com alguma freqüência ocorrem, por exemplo, quando não há consulta da maioria dos sindicalizados no período de negociações para o estabelecimento do contrato coletivo.
iii.             Diferenças
         Nesse sentido é importante o pensamento plural no interior do sindicato uma vez que auxilia o seu funcionamento político administrativo. A multiplicidade dificulta o “aparelhamento” aonde há boa convivência entre os membros da diretoria. Principalmente no caso em que estão estipulados os objetivos de defesa da categoria. Dessa forma, torna-se prejudicado o controle das entidades de classe por grupos corporativos ou não.
iv.               Responsáveis pela democracia.
Não se adota aqui uma posição contrária aos partidos políticos. Além disso, não se está criticando e nem fazendo sequer uma referencia aos seus membros filiados. Pelo contrário, sabe-se da importância dos partidos para a sociedade. Daquela organização que se reúne em seus diretórios visando o aperfeiçoamento das ações e ideologias organizadas para a melhoria da comunidade.
v.                  Sindicato contemporâneo.
A CHAPA 1, que se candidata nesse momento para a Diretoria do Sindicato das Universidades Federais de Goiás, buscando a reeleição do Presidente, mostra que as  funções legais da entidade atual, não diz respeito somente a negociação salarial. A cultura, saúde, educação e lazer, além da assistência jurídica, são algumas das atribuições oficiais desenvolvidas a fim de retornar ao sindicalizado os benefícios da sua contribuição.
vi.               A chapa 1  para a Adufg
         Essa chapa 1: “Resistência, Democracia e Luta,” mesclou no seu bojo, docentes experientes e por demais conhecidos quanto a sua capacidade de realização. Promoveu ainda uma renovação do quadro de seus diretores, agilizando conforme o novo Estatuto. Incorporou professores atuando mais recentemente na carreira do magistério, cuja competência, responsabilidade, equilíbrio e produtividade são igualmente comprovados.
Referencias
1-    http://www.conpedi.org.br/publicacoes/z307l234/p7k0v9u2/cxx9laK79Qp5Ig6Y.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário