sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A ROTA PARA A QUALIDADE




i.                   Construção de escolas
É de conhecimento geral, que a segurança no interior e fora dos presídios, depende da qualidade na educação como se lembra em todos os artigos anteriores desse blog. Portanto, torna-se vital possuir uma compreensão real da situação visando à adoção de posicionamento a respeito. A solução será advinda a partir do ensino ainda a ser construído.
ii.                Capacitação de pessoal
A diferença de oportunidades no país, que ocorre por muito tempo atrás, favorece o desenvolvimento do narcotráfico que encontra guarida também nos detentos de todo um sistema prisional mal administrado. Se não houver a preparação para o trabalho através do estudo de escol, o desemprego continuará produzindo mais que infortúnios na sociedade.
iii.             Consequências do ensino ruim
A maioria do pessoal que se esforçou através dos bancos escolares, visando angariar maior sorte de realização na vida, sabe perfeitamente bem que a rede educacional deixa a desejar. Não gera esperança de melhorias em diversas áreas do serviço público como a carcerária, por exemplo, palco de recente de escândalo que despertou a atenção mundial.
iv.      Despesas com alunos e presos
O preço médio anual de um preso no país custa cerca de  quarenta mil  reais (1). O valor de um aluno no curso superior é estimado em quinze mil reais ­(1). Essa é uma das razões que justificam a divulgação desses argumentos. A resultante das políticas públicas atinge a todos. Nesse caso, são úteis as ações como avaliação, mobilização e manifestação.
v.                  Aplicação de recursos
 O acompanhamento apropriado da gestão escolar faria emergir as vantagens do regime. Se o ensino, que consiste no direito principal do cidadão, revela deficiência o que será então dos demais direitos (1)? A diferença oriunda da analogia realizada no item iv é surpreendente. Infelizmente, nas prisões o investimento também é ineficiente.
vi.               Elevar a chance com pessoal contemporâneo
         A distribuição de renda insatisfatória que mostra índices classificados entre os piores, quando se compara com os países da América do Sul, é provocada pela política implantada  durante décadas atrás. Portanto, se não haver renovação do quadro dos gestores que através da eleição, repetem-se nos cargos, existirá novamente pouca esperança.
vii.             Modificar e impulsionar
         O estímulo ao debate político precisa ser fortalecido. Por meio dele, há de aparecer estadistas novos com visão inovadora. Dessa vez, que possam representar mais o cidadão.  Outra característica a ser aperfeiçoada pela população, diz respeito ao cuidado com o acompanhamento constante dos candidatos eleitos para a nomeação nos distintos poderes constituídos.
viii.          Deficiências crônicas
A conjuntura de pouca esperança se repete quando surge  a reclamação rotineira dos pais, afirmando na mídia nacional, que não encontram vagas suficientes nas escolas para matricular os filhos. Não há lugar nem mesmo para as instituições cuja estrutura reles oferece a coisa ruim. Falta docentes, salário, funcionário, materiais, laboratórios, etc.
ix.                Luta pelo magistério
         O investimento exíguo na qualidade do ensino público produziu a nível nacional uma circunstancia real de negligencia  durante décadas. Reivindicações, manifestações, greves, ocupações de prédios públicos, passeatas, etc. são ações que resultam da mobilização de pessoal discente e docente contra o cumprimento equivocado das normas que regem o sistema.
x.  A solução se encontra no  povo
Obter-se-á o êxito para a qualidade do ensino através de uma reforma que seja adotada pelo povo. A melhoria não sairá simplesmente a partir de governos de centro, direita ou de esquerda. Além disso, com recursos insuficientes e gestão  incompetente não se atingirá o objetivo. Também prejudicam o “aparelhamento” e/ou o interesse menor, de grupo ou pessoal.
Referencia
(1)http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-gasta-com-presos-quase-triplo-do-custo-por-aluno-3283167



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