domingo, 18 de dezembro de 2016

O PROFESSOR É IMPRESCINDÍVEL




i.                   O reconhecimento
O Brasil sobrevive, a duras penas, por crises e mais crises políticas e econômicas, já por longas datas.  Os políticos partidários de diferentes matizes não promovem, por razões diversas, o mais importante para o país que diz respeito à valorização do professor. A esse profissional cabe instruir ao povo o rumo a ser percorrido.
ii.  Salário destacado
O investimento de verba pública deveria  estruturar toda a rede  de ensino gratuita, com  a qualidade mínima aceitável. Dispor ao docente o salário elevado  que merece,  atrai  inclusive os bons estudantes. A carreira do magistério seria disputada e haveria rendimentos maiores para a sociedade pelo aumento das oportunidades.
iii. A melhoria de vida
Para isso, basta observar os países industrializados com destaque de produção no mundo. Fizeram justiça ao mestre! Note que nessas regiões, a escola funciona.  Eles percebem salários situados entre os mais significantes. O  professor nesses países, constitui a base do crescimento que produz o enriquecimento.
iv. Retorno de impostos
Se os políticos não conseguiram e as instituições estatais não funcionaram, então a população ordeira, sob as várias formas de participação, poderá obter o êxito de agregar valor a produção. Essa conquista será atingida através do professor e da escola pública de excelência,  ainda a ser ofertada ao povo.    
v. Remuneração expressiva
A política favorável, dessa vez dirigida a formação  do magistério, despertará para o treinamento do professor. A competência  esperada, terá que ser construída para atingir   os desideratos da pedagogia. Entretanto, não há reforma do ensino capaz de resolver a questão, sem ponderar sobre a carreira docente com bons vencimentos.
vi. Vagas suficientes
Promover o progresso ofertando a comunidade, possibilidades de qualificação é o lema do mundo de hoje em dia. Nesse sentido, o professor é o ponto chave. Não reconhecer esse fato é negligenciar os ideais de desenvolvimento daqueles que almejam a construção de uma vida próspera, assentada na meritocracia.
vii. Redução de teores programáticos
Os melhores índices de aprendizagem do mundo, revelam que os conteúdos programáticos das disciplinas são mais assimilados pelos alunos, se forem simplificados.  Se a matéria essencial for ensinada com detalhamento, aprende-se mais e, portanto, esmera-se as habilidades   que são importantes também para o mercado de trabalho.
viii.  Carência de mestres
A política partidária dispôs o salário do professor ranqueado entre os mais baixos da sociedade. Os efeitos freqüentes dessa ação que permeiam a comunidade são, dentre outros: miserabilidade, desemprego, violência, pouca concorrência, evasão escolar, ignorância crescente e fuga da carreira docente.
ix. A população  conquista
A demagogia nas campanhas eleitorais, associada a projetos educacionais partidários, conduziram a rede escolar pública e gratuita a míngua. Na recuperação da situação precária, torna-se evidente a necessidade de reformar de uma vez, os três níveis de ensino. Com mobilização da sociedade o ensino será considerado.
x. Inclusão social               
O professor em seu ofício retira o filho dos menos favorecidos daquele círculo vicioso que mantém a escassez de recursos. Somente o caminho da escola, primorosa e suficiente, cria a chance de escapar desse reduto prisional. Na periferia das grandes cidades, habitam os milhares de favelados sem condições de saída.

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