quarta-feira, 9 de março de 2016

MILHÕES DE ANALFABETOS




i.                                        Educação ruim versus higienização
O desinteresse sobre a qualidade do ensino público gratuito, a começar, pelos baixos rendimentos do corpo docente, colocou o país entre os piores do mundo nesse assunto. Também como consequência disso, ocorreu o surto do vírus Zika, mais grave que a epidemia do Ebola na África. Esses seres tóxicos sobrevivem em grande parte, porque o saneamento básico é deficiente.
ii. Onde não pode haver “aparelhamento”
Há muito tempo atrás, destacou-se aqui a importância de se criar um currículo nacional para o ensino. É primordial ofertar condições de igualdade, na obtenção da qualidade. Os objetivos gerais e específicos explicitados e a serem atingidos não podem sofrer influencia ideológica.  Pois o projeto de ensino, norteador dos caminhos, está acima dos partidos políticos.
iii. Origem da microcefalia
 A ciência exige comprovação de que realmente a Zika é responsável pela microcefalia. A profilaxia e o tratamento adequados, não podem ser efetivados com base em suposição. É importante continuar a apuração rigorosa das diversas evidências, através de estudos promovidos pelos biólogos, biomédicos, infectologistas e demais pesquisadores da área.
iv. Porque alguns países são ricos
Observe a China, Alemanha e Estados Unidos. São países que investiram na qualidade da educação e hoje em dia, atingem os índices de desenvolvimento mais elevados do mundo. É a disciplina de ciências da grade curricular que envolve as questões relativas ao saneamento básico. Existem dúvidas ainda sobre a relação  direta entre o investimento e  o ensino?
v. Quantidade de  pessoal improdutivo
Porque aceitar os treze milhões de analfabetos existentes no país? Essa quantidade de pessoas sem a condição necessária para a produção, nos dias de hoje, chega a ser maior que a população de muitos países como Portugal por exemplo. E os analfabetos funcionais que não estão incluídos? O desemprego diz respeito à falta de chances que pode se originar do “jeitinho”?
vi. Condições de trabalho                                                                     
O docente qualificado esclarece que a saúde da população depende de ações, no meio ambiente, que protegem contra venenos como os vírus patogênicos. Esses seres acelulares, únicos da biologia, apresenta uma capa proteica que reveste a molécula de RNA, DNA ou de ambas. O ensino será inócuo, se não houver recursos para a excelência do exercício no magistério.
vii. A sustentação do regime político democrático
A verdade é que o cidadão precisa ser mais bem assistido. Ofertar ensino de qualidade ao povo mostra que os interesses menores, particulares, pessoais ou de grupo, não predominam. Administrar em quaisquer cargos  governamental, significa aplicar rigorosamente a dotação orçamentária visando  atender ao público. Essa constitui uma das pilastras da democracia.
viii. A incompreensão  proveniente da maioria
A sociedade carece de ensino de qualidade porque segundo alguns, a grande relevância dessa área social, é compreendida somente por uma minoria, cuja opinião não prevalece nas instâncias de decisão, quaisquer que sejam. Dessa forma, torna-se difícil produzir para a elevação do PIB interno. Os países atuais, de forma globalizada, exigem a qualificação para o trabalho.
ix. Realização pessoal
Sabe-se até mesmo através da mídia nacional que o intelecto infantil, desenvolve-se muito mais se a criança   cresce em uma família culta.  Nesse caso, ela é instruída a ler e a se comunicar com frequência aprendendo a obter a maduração plena e saudável. Assim sendo, apresentará habilidade maior objetivando angariar as oportunidades que conduzem ao sucesso.
x. Tem que ser na base do vai ou racha?
Havia uma situação inusitada na escola oficial. Faltavam, entre outras coisas, carteiras estudantis. Para solucionar a questão, aquelas existentes, eram trocadas de local todo dia.  Dia sim, ficava em uma sala de aula e dia não, em outra. Quando chovia, duas séries diferentes estudavam nas mesmas salas e os docentes, dividindo o quadro, falavam ao mesmo tempo.
xi. Violência contra a mulher
O descaso com o ensino produz a agressão frequente contra a mulher. Tornou-se necessária à criação de uma delegacia própria para o assunto.  Essas ocorrências tristes são originadas também a partir da má educação no lar e na escola. O sistema  que aí está, é deficiente em mostrar à criança que não deve copiar os exemplos  ruins observados na infância.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário