sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O ENEM

i.                   Enquete sobre o ENEM
Na época em que o ENEM foi criado pelo governo central, alguns professores da Unidade  Federal de Ensino e Pesquisa em que trabalhava, fizeram uma enquete interna, via internet, visando levantar opiniões a respeito.
ii.                 Voto contrário
Lembrei que votei contra, uma vez que essas medidas, políticas e muito comuns na área da educação, apresentam pouca ambição. Não solucionam o gargalo da educação  que consiste no acesso ao ensino superior gratuito.
iii.             Disputa indevida
A tradicional falta de vagas para os cursos que apresentam maiores demandas exigia dos jovens candidatos e em conseqüência de suas famílias e, portanto da sociedade, a disputa absurda de uma vaga, para cerca de oitenta inscrições.
iv.               Educação ruim
Esse desapreço aos interessados evidenciava claramente que a educação não era prioridade. Desde longas datas, o ensino superior gratuito serviu a uma elite que possuía preparação. O círculo de fogo,  manteve aceso esse sistema cruel.
v.                  Mais difícil ainda
Recentemente observei na mídia escrita nacional, uma avaliação sobre o ENEM que divulgava dados ainda mais surpreendentes. O número de candidatos às vagas elevou e a disputa  no vestibular, tornou-se muito maior.
vi. Educação que patina
Esse exame, cujas regras foram alteradas, beneficiando também os menos favorecidos, revelou muito cedo, que os objetivos estavam distantes de serem atingidos. Mostrou que a educação permanece se arrastando.
vii.            Cotas
A mídia aponta para o estreitamento do funil de acesso, dentre outros, a criação das cotas e o exame a nível nacional. Os candidatos buscam as melhores Universidades, sendo visível o acirramento da disputa pela insuficiência de  vagas.
viii.         Mudança real
O vestibular antigo e defasado é muito complexo.  Origina vários empecilhos para o crescimento. Análise do histórico escolar e a simplificação  através de testes de conteúdos específicos, como nos USA, viria a calhar.
ix.               Questão de orçamento e gestão
No entanto, a grande questão encontra-se no número baixo de vagas para os cursos mais procurados. Essa afirmativa não é verdade para as licenciaturas. Ociosas e dispendiosas evidenciam necessidade de maior gestão no ensino.
x.                  Produção diminuída
Enquanto houver dificuldades de administração e não se resolver essa questão do acesso à  Universidade e que faz parte do contexto educacional, a qualidade da produção no magistério estará comprometida. A sociedade sofre os reflexos.


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