quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O ENSINO




1. Vagas de emprego
A economia de um país cresce quando há forte investimento no ensino. Essa realidade se observa com facilidade nas nações ricas do mundo.
2. Modelo de universidades
Desde muito tempo atrás, são freqüentes as campanhas anti universidades  federais, públicas e gratuitas. Veiculadas na mídia nacional,  apresentam toda sorte de críticas.
3. Objetivos  almejados
A maioria dos alunos matriculados nessas universidades  são provenientes  de família de baixa renda não  justificando portanto, a propalada privatização pelo ensino pago.
4. Situação do ensino
O Brasil, comparado com países como: USA, França, Alemanha, Coréia, Cuba e Japão, é o que menos investe em educação e na formação do professor (1).
5. Prejuízos da desistência
A evasão escolar  durante o período letivo é significativa.  O desinteresse, renda familiar e a deficiência na preparação, fazem parte dessa perda anual que afeta o crescimento nacional.
6. Modelo de ensino
Devem ser enfatizados os mecanismos que atenuam a evasão estudantil. Além disso, a oferta do ensino integrado em seus três  níveis,  supera  em parte, o potencial perdido. 
7. Elevar a qualidade
O sistema educacional no Brasil, a partir do infantil ao Pós-doutorado, necessita incentivos para melhoria de qualidade, Incluindo também a valorização  docente.
8. Analfabetismo
A avaliação do ensino fundamental brasileiro, revela  significante número de alunos iletrados com até nove anos de idade, sem a devida compreensão dos conteúdos  disciplinares.
9. Motivação do professor
Um país é organizado, construindo um quadro docente bem preparado. O professor, peça chave do contexto, há que apresentar  formação sólida e aperfeiçoamento contínuo.
10. O cidadão
A função maior do Estado é promover o ensino de qualidade.  Manter uma estrutura escolar apropriada e uma gestão  plural, onde não há um sentido ideológico único.
Bibliografia
1.    Estud. Av. vol.5 no. 12  São Paulo, May/Aug. 1991.



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