quarta-feira, 15 de junho de 2016

ENSINO, POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO



i.                   Ensino deficiente
São tantas as dificuldades relativas ao desenvolvimento da área pública educacional no país, que se torna necessária usar a criatividade no sentido de auxiliar a melhoria da qualidade no trabalho. A triste realidade desse ensino nanico que se prolonga até os dias de hoje, terá que ser transformada, caso se pretenda fortalecer a nação e não será com os projetos comuns e que visam muito mais a exploração política da situação.
ii.                Função do político
Aqueles que assumem cargos eletivos no poder legislativo são representantes do povo. Uma de suas funções é a fiscalização dos atos do poder executivo. Portanto cabe a eles também, prestar contas ao cidadão cobrando pela qualidade e a quantidade de oferta do ensino gratuito que é exigida por lei. Acredita-se que as metas a serem atingidas, constantes do plano de trabalho desse pessoal devem incluir esses objetivos.
iii.             Responsabilidade do  legislador
O acompanhamento das ações do poder executivo, pelo cidadão comum, torna-se dificultado devido a questões como a mobilidade, recursos econômicos, falta de tempo, etc. Os eleitos podem perseguir o objetivo desse labor com sucesso. Eles contam inclusive, com pessoal de apoio competente, para abordar o problema da ruindade na educação, que por sua vez, contribui sobremaneira  para a favelização da população.
iv.               Melhoria de qualidade
A atenção voltada para o atendimento dos interesses da população, certamente ocupará o tempo útil de trabalho do pessoal, se houver a elaboração de projetos que destacarão a nobreza dos envolvidos. Os deputados, senadores e vereadores agindo como autoridades constituídas e verificando amiúde, todo o sistema do magistério local e nacional, certamente, podem propor e aprovar os atos de aperfeiçoamento da escola.
v.                  Reforma em direção a qualidade
Os Congressistas podem iniciar um movimento importante de condução da reforma no ensino. Torna-se relevante ainda obter o auxilio de políticos locais e estaduais em todo o território nacional. Eles situam-se em um patamar de remuneração salarial, superior a maioria dos assalariados da comunidade. Apresentam assim, força de voz e mostram grandes chances de inibir tentativas corporativas ou ideológicas.
vi.               Aumento do número de sinapses
O ensino é fundamental para o enriquecimento significativo de uma comunidade. A leitura e a aprendizagem promovem ligações entre os neurônios cerebrais que até então não existiam e expandem a compreensão. O indivíduo amadurece ao realizar esse exercício. Consegue realizar as tarefas muito mais e melhor. Há dessa forma, geração de crescimento que beneficia a todos. A inteligência é influenciada pelo fator ambiental.
Vii, Fortalecer o político e o ensino
As associações de classes, ao contatar o político, podem solicitar mais freqüentemente a sua participação no ensino a fim de zelar pela qualidade. Tornar a oferta de educação de qualidade suficiente, demonstrando todos os cuidados com essa área social, consiste na demonstração de interesse pela sociedade, uma vez que, dessa forma, cumprindo sua missão, conseguem beneficiar  a todos.
viii.         Não há acompanhamento da oferta
As greves contínuas da categoria docente, discente e de funcionários, que ocorrem por todo o país, reivindicando  melhorias, revelam um sistema   desvalorizado por décadas. Cabe também aos políticos modificar a precariedade existente, cobrando diariamente da autoridade constituída no poder executivo, a correção de rumos. Sem o ensino adequado, sofre a comunidade como um todo.
ix.               A mudança na votação é salutar
A alternância no poder é um das mais importantes regras da democracia. Portanto, a renovação que se procura encontrar em cada votação, possui o objetivo de atender aos anseios de melhoria da sociedade usando a representação dos eleitos. É óbvio que não cabe adotar interesses pessoais ou de grupos em detrimento do cidadão porque toda a população será prejudicada, incluindo o político.
x.                  Administração para melhorar
É indubitável a existência de dificuldades de toda ordem, relacionadas a questões de gestão administrativa quando se considera o ensino público. Problemas técnicos, políticos e econômicos, geram ineficiência que contribuem para a má qualidade. Os políticos uma vez solicitados pela comunidade podem apresentar vigilância constante, de forma organizada, revelando a cidadania tão necessária ao crescimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário