sábado, 16 de novembro de 2013

APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL



i.                  Ensino fundamental

Em artigos anteriores foi destacado o ensino fundamental que ainda aguarda socorro das autoridades. Muito claro se torna a necessidade desse nível de ensino ser auxiliado pelo governo federal. O Congresso Nacional pode estimular o cuidado especial, a fim de aproveitar o potencial que o país possui. Essa reflexão entende que não é de interesse abandonar o ensino básico.

ii.              Municípios diferentes

Observe a irregularidade da oferta desse serviço à população, pelos diversos municípios brasileiros. Alguns apresentam condições e também diretrizes politicas que favorecem a rede de escolas. Outros municípios, com menor disposição de recursos, mostram condições precárias gerando a desigualdade que conduz aos diversos infortúnios que se observa na sociedade.

iii.           Carreira

Quanto à valorização profissional do docente, alguns estados através de seus municípios, mostram melhores condições que outros. No entanto, todos eles até agora, apresentam planos comuns de baixa  remuneração que não desperta ninguém para dedicar-se à carreira. Até pelo contrário, originam movimentos variados de reivindicação, como as greves.

iv.              Reforma dos ministérios

Vários países do mundo construíram uma estrutura própria para gerir o ensino fundamental. Portanto, essa iniciativa não consiste em nenhuma novidade. Observe que naquelas regiões, a educação deu certo.  Sabem que essa área é estratégica. Sabem inclusive que o ensino superior depende dela. Porque não introduzir o assunto em algum   ministério?

v.                 Carreira

O ciclo básico apoiado dessa vez, por todos e transformado em sua configuração, teria uma carreira docente cuja valorização destaca o professor na comunidade. Haveria de servir de modelo para os demais segmentos do ensino. Seria obrigatório o cumprimento de atividades do magistério, para ascensão ou remuneração, em qualquer nível  que se esteja.

vi.              Projetos

O antigo arquetipo de fazer politica, i.e., a oposição e a situação, acusando-se mutuamente, procurando a desvalorização  política, um do outro, nos locais de debates e demais oportunidades possíveis, não consiste no trabalho que o povo espera. Aguardam-se projetos construtivos como proposições que podem ser colocadas em prática.

vii.          Medidas nacionais

Observe como no Brasil, o mais importante dos três níveis de ensino, acaba sempre sendo  o superior. Essa tendência se expressa claramente quando se adota uma medida nesse segmento. Repercute nacionalmente porque o patrão é o governo federal. Bem diferente das medidas escolares adotadas localmente pelas mais diferentes prefeituras locais.

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