quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A EDUCAÇÃO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)



i.            Significado de atenção básica

         O Sistema Único de Saúde, criado pela constituição de 1988, definia como objetivo maior, ofertar saúde de qualidade ao povo. Tratava-se inicialmente e a princípio de acudir a população quanto à atenção básica, que consiste principalmente,  se bem me lembro da Biomedicina na UnB, em: vacinas, consultas médica e de enfermagem, curativos e orientações de prevenção de doenças. Tratamento de hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e DSTs. Acompanhamento pré-natal e do crescimento infantil. Prevenção do câncer ginecológico, saúde bucal e mental.

ii.                A formação de filas

         Infelizmente, o financiamento federal desse grande desafio adotado na Constituição, não foi suficiente, durante os últimos vinte e cinco anos de funcionamento do SUS. A qualidade nos serviços prestados deixou a desejar. O sistema elaborado para auxiliar a todos, se transformou no “pior dos mundos.” A carência se fez revelar a partir do instante em que se  formou filas enormes visando o atendimento aos necessitados. Além do mal endêmico da corrupção, o aporte insuficiente de recursos, produziu a situação precária da escassez, até mesmo dos  insumos primários.

iii.       Plano de carreira para a saúde

         Além disso, não houve a visão estadista, de se estabelecer a política pública dirigida à formação de pessoal na área. Nesse sentido, não somente de médicos, mas também das demais profissões afins, como: biomedicina, farmácia, odontologia, fisioterapia, psicologia, biologia, etc. Não houve valorização desses profissionais no âmbito do SUS e nem na sociedade em geral. Não se elaborou uma carreira de estado para os médicos e tampouco para as demais áreas relacionadas. Não houve ainda a necessária valorização e nem o estímulo à qualificação de nível superior.

iv.               Atendimento a excluídos

         Não se estabeleceu a política pública mantida suficientemente, para formar técnicos especializados de nível médio. É triste constatar que o SUS, de hoje em dia, consiste em entidade que diferencia as pessoas no seio da sociedade. Na realidade, nota-se que oferece serviços apenas aos menos favorecidos. Aquele que pode, paga um plano bom de saúde. A carência de atenção médica ao povo é tão grande, que um número significativo de pessoas, busca a justiça como último recurso. O SUS passou a ser usado mais pelos NEM, NEM e NEM, e nem assim, não atingiu o objetivo para o qual foi criado.

v.                  Educação para todos

         Podem-se observar na mídia eletrônica, escrita e falada, as manifestações da população em bons países da Europa, como: Portugal, França, Itália, Inglaterra, etc., reclamando da piora de qualidade do ótimo sistema de saúde público ali estruturado, em decorrência de crise financeira. Conseguiram implantar o plano que apresentava como característica específica, funcionar bem, servindo a sociedade. Assim deveria ser no Brasil! Assim mesmo deveria caminhar também a educação! Sistema Educacional Único de Qualidade para Todos.  

vi.               Tendência do desenvolvimento

         O pior e entristecedor, é que não se vislumbra no horizonte, melhorias relevantes. O que se prevê, é a continuação da tendência explicitada acima. A Discriminação do povo quanto à saúde e educação é uma realidade que não se pode esconder. Por exemplo, aquele que recebe a bolsa família, que não trabalha e que, ao longo de tempo, ainda eleva o número de dependentes, sofre as agruras da miserabilidade.  Somente nesse programa, há impressionante e vultosa soma de mais de 50 milhões de pessoas. Há no Brasil e no mundo, infelizmente, inclinação para adoção dos planos particulares de saúde,  educação, segurança, etc.  

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