quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DESAFIO A SER ENCARADO

Quem se distancia do povo, diz o cristão, dificilmente adquire uma posição relevante que permita ficar na frente dele. Observe que muitos daqueles que se tornam autoridades, buscam trabalhar em locais de difícil acesso a população. Veja que muitos ricos permanecem isolados para que ninguém (povo) aborreça. Muitos intelectuais de conhecimento e  estudos, cujos valores de formação são discutíveis, acabam explorando o interesse do povo utilizando os anseios de melhoria, as necessidades e as paixões das pessoas. Em outras palavras, a multidão é que se vire!                                                               
O aparelhamento partidário observado pelas ruas e nas instituições, utiliza o povo como  massa de manobra. É óbvio, portanto que o trabalho  de ensino-aprendizagem dos três níveis de cultura, seja transformado em atividade de comércio que explora esse filão visando aquisição de lucros. O intelectualismo há muito tempo não resolve essa situação. Os administradores políticos muito menos. Infelizmente o povo é desapreciado porque a educação é a sua maior demanda e o déficit de vagas é grande. Aqui e acolá existem candidatos a prefeito e a vereadores lançados pelas igrejas protestante, católica e espírita. Se forem administrar será para as religiões? Será uma administração supra-religião? Ecumenica? De qualquer forma, são poucos que de alguma maneira dispensam esforços para ensinar a pescar, ao invés de simplesmente dar o peixe.                                       
 Será preciso uma Lei para distribuir cotas aos brancos já que estão em desvantagem em relação aos negros, índios, gays, mulatos e etc? Existe bolsa para isso, para aquilo e não  se vai criar uma dessas  para os brancos? É preciso abandonar esses programas mirabolantes que oneram os cofres públicos e que melhoram a situação, mas que na avaliação final, todos sabem, sai e entra governo e a educação continua ruim. Porque não elaborar um programa educacional e estruturar o ensino para auxiliar eficientemente? Para ensinar o caminho reto. Para acostumar o indivíduo a obter o que precisa através do trabalho digno e honesto. Esse é o desafio a ser encarado em qualquer local do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário