terça-feira, 16 de abril de 2013

QUADRO ATUAL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Não se pretende hastear aqui, nenhuma bandeira partidária. Destaca-se a seguir, dez afirmações publicadas em diversos meios de comunicação sobre a atualidade da educação no país. As frases proferidas por diferentes profissionais objetivam contribuir para a elaboração de diretrizes políticas e econômicas que auxiliem a construir de alguma forma, a rede de ensino pública e gratuita. Ao observar o panorama atual, infere-se facilmente que os três níveis de ensino carecem de atenção e apoio maior por parte de todos.             A educação deficiente é parecida com a saúde deficiente. A doença, se não receber os medicamentos na época oportuna e na dose correta, para recuperar depois, será necessário um tratamento mais difícil e dispendioso.
i.        “A educação brasileira é muito ruim. “Estamos perdendo o bonde da história”. E diz que “a educação no Brasil aumenta a desigualdade". Acredita que o desenvolvimento de uma educação deve ser voltado para objetivos mensuráveis e técnicos de qualidade.”                                                     
GUSTAVO IOSCHPE, economista,  revista Veja1. 
Θ   Θ   Θ
ii.        “O sistema educacional brasileiro coloca os pobres para escanteio”                                                                                                                                                      
AMÉLIA HAMZE, professora universitária, área da educação1.
Θ   Θ   Θ
iii.             A educação brasileira não evoluiu muito no que se refere à questão da qualidade. O que podemos notar, por dados oferecidos pelo próprio Ministério da Educação, é que os estudantes não aprendem o que as escolas se propõem a ensinar.”            
JOSÉ LUIZ DE PAIVA BELLO, Educação no Brasil2.
Θ   Θ   Θ
iv        A grande questão é que parece que a educação deficiente gera votos e oportunidades de alguns crescerem em cima de um fato que é cada vez mais triste para o povo e que faz parte dos discursos políticos.”
FRANCISCO DJACIR SILVA DE SOUZA, mestre em educação, professor e escritor de livro3.
Θ   Θ   Θ
v. “Lixeiros com doutorado, talvez consigam evoluir para entregadores de pizzas.”
CÍRIO SIMON, Doutor em história da arte4.
Θ   Θ   Θ
Vi  É preciso determinar estratégias claras de investimento para que se controle a inflação de forma a despontar a educação como prioridade.”                                                                                                                                           
WALMIRTON D’ALESSANDRO, prof. Universitário aposentado5.
Θ   Θ   Θ
vii.        Uma das maiores escolas públicas muriciense, Alagoas, funciona em salas de chão de terra separadas por tapumes.”
GABRIELE JIMENEZ, Parada no Tempo - Revista Veja, 17/04, 20136.
Θ   Θ   Θ
viii. “46% dos diretores de escola chegam ao posto por indicação de alguém.”
 GUSTAVO IOSCHPE, Diretor de escola: O protagonista esquecido. Rev. Veja7.
Θ   Θ   Θ
ix. “Ensino médio brasileiro era ruim. E está pior.”
EDUCAÇÃO. 6/03/20138.
Θ   Θ   Θ
x.Quando cotas são estabelecidas, não se pode achar que a universidade sozinha vai resolver os problemas de ensino do país.”                                                                                                                     
 LENÁ MEDEIROS DE MENEZES, sub-reitora de graduação da UERJ9.
Θ   Θ   Θ
             Referencias
1-http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/educacao-capitalismo-fala-continua.htm
3-http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/educacao:-o-descompromisso-continua-14257/artigo/
4-http://profciriosimon.blogspot.com.br/
5-http://walmirton.blogspot.com/
6-Gabriela Jimenes, Rev. Veja. Parada no Tempo. 17/04/2013, p.88-90
7-gustavo Ioschpe. Rev. Veja. Diretor de Escola: O protagonista esquecido. 17/04/2013, p.96-97.
8-http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-medio-brasileiro-era-ruim-e-esta-pior
9-http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1251863-formacao-ruim-inibe-inscricao-em-vestibular.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário