sábado, 13 de abril de 2013

O BRASIL É CAMPEÃO EM EDUCAÇÃO RUIM

            É do conhecimento da maioria que o governo não sabe cuidar da população. Observe a educação ruim. A saúde, a segurança, etc. Os políticos preferem atuar naquelas atividades que aparecem. Elas produzem votos que mantém a máquina administrativa, aparelhada por tempo excessivo, mais do que o necessário. Ordenam a construção de  ginásios de esportes, por exemplo, mesmo que não funcionem depois. Asfaltam ruas, mesmo que fiquem sem manutenção depois.                                        
           O país vive uma crise social oriunda de políticas partidárias ideológicas e indesejáveis. O Brasil é campeão em educação ruim. Basta observar o ranking do ensino. Possui ainda, como se já não bastasse, as maiores favelas do mundo. Veja a periferia das grandes cidades. É PRECISO promover a mudança dos políticos e a conseqüente alteração das políticas públicas. A inflação atual elevou os preços de forma acintosa. Alguém já disse que o tomate, por exemplo, de vermelho, alterou para a cor amarela, i.e., da cor do ouro.      
       É PRECISO instalar uma reforma educacional e tributária, dentre outras, não somente, mas também porque, os impostos elevados como são do conhecimento geral, não retornam em benefícios suficientes para o contribuinte. Sem dúvida, é PRECISO estabelecer outras estratégias políticas de estimular o progresso. O país encontra-se na situação triste relacionada à educação, também porque, é PRECISO formar políticos estadistas. Que sejam por sua vez, desapegados dos interesses menores  proporcionados pelo poder público. Note as benesses desses cargos administrativos que auxiliam na manutenção da ciranda financeira e das modificações que conduzem a “farinha do mesmo saco”. E ainda mais, note a continuidade do grupo que eventualmente e por ora, “anda por cima da carne seca”.                                                                                                      
         É PRECISO preparo em adquirir o destemor e a visão arguta para modificar as prioridades que foram estabelecidas pelos diversos governos, atuais e passados. Foram eles também os responsáveis por conduzir à educação de qualidade a essa situação lastimável que se encontra. É PRECISO adotar medidas que solucionam a questão. É PRECISO extinguir  a antiga e já falida retórica de palanque que confunde, mistura, distorce e não resolve. É PRECISO determinar estratégias claras de investimento que controlem a inflação para que a educação possa despontar como prioridade.
            É PRECISO construir a renovação que permita escapar dessa mesmice do “dia-a-dia”, dessas relações simples do “terra-a-terra”. É PRECISO ousar, claro que é PRECISO, nesse caso, ambicionar e ultrapassar limites para que se aplique as medidas que possibilite a população atingir o seu destino, em termos das melhorias sociais de que é carente. O país possui todas as condições, mas PRECISA de situação nova: íntegra, leal, honesta, confiável, competente e de educação de qualidade em todos os níveis. PRECISA dos valores que despontam a sociedade para transformar-se em país desenvolvido, para se constituir enfim em um celeiro de oportunidades. É PRECISO abandonar a cultura bem desgastada de exportar material primário e importar bens industrializados. É PRECISO apresentar maior competitividade. Quem não sabe que é PRECISO da mão de obra especializada?                                                                                                   
            Porque a demora? Onde está o interesse dos políticos? Porque perdem a oportunidade de alavancar o país? Onde estão os ideais que conduzem a solução? Não há tempo para perder. A relutância, na promoção do progresso geral prejudica todos de forma irremediável. É PRECISO salvar a educação com urgência para que se observe que valeu a pena cada minuto do trabalho despendido. Ao redor do local onde as Instituições de Ensino, de qualidade irrefutável, serão construídas, visando atender a política de inovação e os diferentes procedimentos culturais  a serem implantados, existirão placas alertando: “cuidado, área de segurança nacional”.                                                                                                        
               Não se pretende ser o dono da verdade. Não se pretende que todos concordem aqui com o que é PRECISO, i.e., com as dificuldades explicitadas nesse artigo. Acredita-se, no entanto, que se torna incontestável que É PRECISO sair dessa situação de desencanto que se encontra a educação. Não se acredita ainda que a questão vá se resolver a partir de uma só canetada. É PRECISO nessa altura dos fatos, uma ação integrada do governo e da sociedade organizada. É PRECISO criar um comitê permanente, técnico e apartidário. Que adote iniciativas objetivando desencadear ações práticas, a partir de projetos elaborados em conjunto. Que  acompanhem os resultados produzidos pela aplicação das ações de recuperação e transformação.                                               
               Observe que existe uma época da vida da pessoa que é mais propícia a esse tipo de trabalho representativo. Época que não seja necessário delegar competência a todo o momento. O PNE deixou de ser cumprido desde muito tempo atrás. Devido a esse histórico de incertezas,  deve-se recear, portanto, que o aluno não será atendido a contento no que se refere à sua aprendizagem de qualidade, em qualquer que seja a data do PNE. Muitas instituições de ensino sequer possuem condições de uso. O professor trabalha em condições heróicas. É PRECISO estar mais próximo da escola e oferecer não somente condições precárias de funcionamento. É PRECISO almejar que “o bom” seja para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário