sexta-feira, 19 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO E O POLÍTICO

É preciso convir que o professor exerça o magistério  em condições de heroísmo. Em geral, não existe infra-estrutura adequada para o ensino gratuito. O salário é motivo de piada. Hoje em dia, ainda existem prefeituras que nem sequer pagam o valor irrisório que consiste no piso obrigatório.                                                                   Qual procedimento influenciará os políticos que assumem cargos legislativos e executivos temporários e que através das alianças partidárias permanecem em atividade por tempo exagerado? Acredita-se que a resposta, desprovida de  influencias ideológicas partidárias, será a cobrança exercida pela população, em todos os níveis de governo. Nesse caso, desenvolve-se um processo que acabaria por modificar a cultura. Haveria ainda, maior efeito se existisse uma coordenação das ações dessa comunidade organizada que pode e deve se mobilizar em prol de um objetivo.                                 Considerando a educação, o comitê, apartidário, de acompanhamento da qualidade do ensino gratuito, pesquisaria e definiria o anseio popular de melhoria. Obter-se-ia nesse caso, alteração significativa dos usos e costumes da comunidade, que se tornaria rotineira. Pela primeira vez, a população que sofre a violência do ensino ruim, faria chegar ao congresso nacional, conforme a lei e o número de assinaturas exigidas, as medidas que gostariam de adotar nessa área.                                                              
Os diversos representantes do povo no poder legislativo se elegeram através voto. Portanto, nada mais justo e razoável do que atender ao pedido popular, mesmo se não houver concordância. A representação obtida através de eleição implica em defender a posição do eleitor e não o interesse menor que diz respeito à visão pessoal do  representante.                                                           Dessa forma conseguir-se-ia um acréscimo  substancial dos investimentos dessa área que é determinante de melhorias sobre a qualidade de vida. Será o posicionamento da sociedade que estimulará o estabelecimento definitivo da atividade mais importante da comunidade: a qualidade do ensino. Infelizmente, pode acontecer que nem mesmo os atos dessa natureza sejam aprovados pelos parlamentares que fazem valer, por sua vez, os interesses pessoais. Recentemente fato parecido ocorreu nos EUA. A maioria da população concordou com as medidas de desarmamento e o congresso negou aprovação. 
        Se houver rejeição do pedido popular pelos representantes do povo, uma vez que não se trata de procedimento comum, torna-se necessário questionar aquela casa, sobre quais medidas seriam convenientes. Essa ação complexa e difícil de ser realizada, não se perderá, porque haverá ciência de que urge transformar para se adquirir o bem valioso, responsável pelo bem-estar, que diz respeito à qualidade do ensino gratuito.                              
Quando se considera a qualidade da educação gratuita reporta-se a uma situação complicada. Há muitas variáveis que influenciam. É triste explicitar que foi construída, ao longo dos anos, uma sociedade organizada em classes1. Portanto e infelizmente, pode-se observar que a rede de ensino gratuita, dependente de vários fatores, incluindo também a atividade política, não modifica a muito tempo a triste realidade.
 referência
1http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/6.10.pdf
       

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