sábado, 27 de abril de 2013

ASPECTOS DA ESCOLA BOA E RUIM

A qualidade que se pretendeu construir na escola pública e gratuita encontrou empecilhos e foi perdida ao longo do tempo, devido também a interesses menores, individuais, ou de grupos partidários.                                
Seria vantajoso, nesse momento, se houvesse atualização e aperfeiçoamento da política pública destinada à educação. Haveria possibilidade de o país conseguir agregação maior de valores para distribuir aos cidadãos. Talvez uma reforma política e a descentralização de recursos criariam mais oportunidade de educação para o povo. 
Na China, por exemplo, quando de minha estadia  naquele país de bilhões de pessoas que se tornou, hoje em dia, umas das economias maiores do mundo, pude   observar a importância e a força pujante daquela cultura. Ao apresentar um trabalho de pesquisa em congresso Internacional sobre alimentos, na mega cidade de Shanghai, fui convidado por grupos de professores da universidade federal de Pequim, para visitá-los a fim de iniciar um intercâmbio. Disseram-me que: “Na China existe muita gente e que caberia mais ainda.”                     
Revelaram muito interesse na pesquisa publicada. Ao iniciar a montagem do painel para a apresentação do “paper”, vários pesquisadores e estudantes chineses, já estavam esperando, perguntando e dificultando inclusive a fixação dos pôsteres.
        No Brasil, infelizmente, aquele grupo político que permanece no governo por vários mandatos, alternando somente as pessoas, mantendo os procedimentos, não consegue resolver as necessidades da população nas áreas sociais como: habitação, saúde, educação, segurança, transporte, etc. O que é pior ainda, quando toma posse, outro grupo de partido diferente, a situação ruim de coisas continua.                                                                       
A seguir, visando contribuir para o estabelecimento de objetivos a serem atingidos, destacam-se dez aspectos, conhecidos de todos, que caracterizam a escola boa e ruim.
ESCOLA DE BOA QUALIDADE
i.             Apresenta autonomia. (A diretoria é um cargo eletivo)
ii.           Forma lideranças capazes de solucionar problemas de impasse da comunidade.
iii.          Desperta a esperança e o sonho.
iv.         Apresenta igualdade de acesso e de oportunidades.
v.           Ensina tecnologias de inovação atuais de pesquisa e de extensão.
vi.         Mostra eficiência e transparência na administração escolar.
vii.       Estabelece a política de permanência do aluno na escola.  
viii.      Revela baixa evasão.
ix.         Valoriza o professor e demais funcionários.
x.           Estimula a qualificação e prima pela titulação do pessoal.
ESCOLA RUIM
i.             Autoritarismo. (A diretoria é um cargo indicado por alguém)
ii.           Os formandos são despreparados para atender as necessidades  da comunidade.
iii.           Não desperta interesse porque o ensino é prejudicado pela falta de prioridade na educação.
iv.         Apresenta clientelismo, corrupção, empreguismo e incompetência.
v.           Falta  clareza nas metas a serem atingidas.
vi.         O “aparelhamento”, serve ao interesse partidário,  “usando chapéu alheio”.
vii.       Estabelece a política de privatização e  descompromisso.
viii.      Revela alta evasão.
ix.         Mostra descaso com o piso, teto e a data base de professores e funcionários.
x.           O pessoal é desatualizado e desmotivado.






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